LA
VEM A HISTÓRIA DO CANDIDATO ABESTADO E DO CANDIDATO ESTRATEGISTA.
Em minhas caminhadas conheci
dois candidatos a vereador. Um deles conhecido como Roberto Carlos ( o
candidato Madre Tereza de caridade) e o outro Zé Prestamista ( o candidato estrategista).
O candidato Robertão resolveu
alugar uma casa e denominou de associação da comunidade miserável a qual
resolveu ajuda-los e através da simpatia conseguisse se eleger. Ele foi logo distribuindo
sopa e pão duas vezes por semana, comprou colchões para a comunidade carente, e
distribuiu cadeiras de rodas para alguns deficientes, ferradura e dentadura.
Criou projetos como sopão do
povo e pão amigo dentro da comunidade;
Vivia constantemente
criticando a prefeitura local, solicitando limpeza do canal, iluminação, ações
de tapas buracos e capinação dentro do seu bairro;
Gastou tanto com aluguel da
associação, cozinheira e combustível que terminou tendo de vender o apartamento
e 2 carros para pagar as divididas ao término das eleições;
Obs: seus erros foi querer fazer
a campanha política sozinho! Não soube formar equipe de coordenação e equipe de
campo, nem tão pouco administrar o pouco dinheiro que conseguiu levantar...
terminou quase louco e morando de favor. Não soube realizar a amarração de
votos dentro das comunidades.
O candidato Zé da Prestações (o
estrategista) e vizinho da associação do Robertão. Zé saia todos os dias para
vender as suas bugigangas pelo município local em busca de ganhar seu pão de
cada dia. Não se preocupava com eleições e nem tinha medo dos quantitativos de
candidatos tinham naquele município.
Robertão só ficava de gozações
e gritando vitória, andava pelos bairros mostrando o seu álbum de fotografia se
gloriando das benfeitorias que tinham feito pelo povo.
O candidato Zé só mostrava
tranquilidade e quando esperou a oficialização das eleições para agir pois ele
tinha um trunfo poderoso e ninguém conhecia a sua estratégia.
Foi quando Zé Prestamista resolveu transformar
todos os seus fregueses em cabo eleitorais.... Dizia Maria você comprou uma
panela de pressão e uma cortina em 12 prestações e até agora você pagou-me 4 (quatro)
... preste atenção se você dentro de sua família me arrumar 8 votos e se eu for
eleito todas as suas prestações estão perdoadas e quitadas automaticamente...
se caso eu perder certamente no próximo mês eu estarei de volta a sua porta
cobrando os restantes da dividas, pois esse é o meu ganha pão...
E zé continuou as visitas nas
casas dos outros fregueses mantendo a mesma conversar... imaginem quem devia
12, 18, 24, e 36 prestações a zè....
O candidato Zé que precisava
de 2800 votos para ser eleito, uma semana antes de terminar as eleições pegou o
seu caderninho encardido aonde continha os resultados de sua estratégia e
realizou a sua perspectiva de quantos votos podia chegar após as eleições
apenas sorriu silenciosamente com seu chapéu suado do dia a dia. Terminado as eleições
está Zé classificados entre o primeiro com 8.689 votos.
AS FUNÇÕES DE UM CANDIDATO ESTRATEGISTA
AS FUNÇÕES DE UM CANDIDATO ESTRATEGISTA
Neste sentido, o estrategista numa
campanha eleitoral tem a função de:
1.
Definir quais os temas que devem ser abordados na
campanha;
2.
Vislumbrar cenários;
3.
Definir alianças políticas;
4.
Definir a imagem do candidato;
5.
Estabelecer os fatores emocionais que devem ser
explorados na relação candidato-eleitor,
6.
Identificar os principais adversários;
7.
Identificar as fraquezas e os pontos fortes dos
competidores,
8.
Definir os temas que devem estar associados às
mensagens dos candidatos.
9.
Desvendar às demandas do eleitor;
10.
Analisar conjunturas;
11.
Construir e interpretar pesquisas eleitorais.
O estrategista não é o formulador de
slogans e nem atua com base no senso comum. O estrategista cria condições para
que boas ideias e bons slogans surjam e, por consequência, sejam eficientes. O
estrategista não despreza a pesquisa, pois sem ela, o senso comum prevalece. E
nem sempre o senso comum e a intuição conduzem candidatos ao sucesso eleitoral.
Ficou provado que Zé era um
candidato de um município por explorar e amarrar votos dentro das comunidades enquanto
o Robertão é apenas uma barata tonta e um candidato local que vivem pedido em
seu pequeno bairro.
Portanto finalizo dizendo que
o casamento perfeito para uma Campanha política dá certo continuam sendo “ESTRATÉGIA
E DINHEIRO” pois eles são um par perfeito, separados podem a ruinar a vida de
um candidato e de sua família emocionalmente e materialmente.
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DESCULPE-ME
MAIS É SÓ UM DESABAFO
Hoje eu publiquei uma nota
no meu blog (uniaopolitica.blogspot.com.br) sobre os tipos de candidatos
(abestados) a um cargo político; pois estou cercado de candidatos idiotas me
convidando para coordenar sua campanha sem antes trabalharem uma pré-campanha e
sem condições de manter uma base de ação social... sem falar que a maioria só
vive realizando a política do ruim por
ruim vote em mim.... Desconhecendo os tipos de votos que mais podem lhe beneficiar….
TIPOS DE VOTOS
Todos os candidatos devem conhecer bem os seus pontos positivos e negativos, pois é muito importante para o crescimento de sua campanha eleitoral. Entre vários pontos é necessário a refletir principalmente se ele tem pouco recurso financeiro, aonde deve e como deve atuar na busca pelo tipo de voto.
• Durante as minhas caminhadas na busca pelo voto me deparei com três tipos de votos que são eles:
• 1º - é o voto da família e dos simpatizantes que acredita em nossa batalha na busca por renovação social para nosso povo.
• 2º - é o voto de cabresto, que permite a certos chefes políticos a entrarem em seus currais eleitorais para cobrar pelos seus trabalhos de assistencialismo prestados para aqueles eleitores que troca o seu voto por; óculos, remédios, uma consulta médica, cursos, encaminhamento para emprego, dentaduras, ferraduras, etc.
• 3º - é o voto comprado por ser ele o mais fácil devido a miséria popular que assola a humanidade.
Deixando tudo para última hora, desorientado e totalmente desarmado politicamente; sai para a luta do corpo a corpo pelo voto. Coitado vejo como um louco perdido no tempo e no espaço.
A única coisa que eu posso fazer; é só
orienta-los a encontrar um caminho que o conduza a vitória ou ao menos a um
cargo comissionado dependendo dos resultados que possam vim atingir nas urnas.
É
necessário que cada candidato precise descobrir a sua força junco com o círculo
dá aliança que ele tem dentro das comunidades de seu município. Se ele vive em
uma cidade que tem 103 bairros no mínimo é dever dele ter uma aliança comunitária
de no mínimo 1/3 de apoio juntos as lideranças.
Sérgio Roberto
roberto.sergio@hotmail.com.br
81-3454-5634
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