REGRAS POLÍTICAS PARA
CANDIDATOS DE PRIMEIRA VIAGEM DENTRO DE UMA CAMPANHA ELEITORAL
1- ESCOLHA UM PARTIDO POLITICO QUE TENHA TUDO HAVER COM A SUA LUTAR SOCIAL,
E SEJA O REPRESENTANTE DESSA CAUSA.
Um candidato que não tem uma causa
especifica para lutar em defesa da sociedade, dificilmente terá sucesso na vida
política. Nesse sentido, é essencial que o político de acordo com a história
partidária do seu partido político, levante a sua bandeira, e se posicione,
decidindo se você é um político de Direita ou de esquerda. Esse fato é
muito importante, pois ele será essencial para a formação do seu discurso, e de
que classe você vai representar. Você pode se preparar para falar desses
assuntos para seu público alvo sobre seus projetos sociais, com isso certamente
vai conseguir muitos seguidores na internet e you tube, realizando pequenas
palestras sobre sua plataforma política.
Como você é um candidato de
primeira viagem, será preciso identificar, em seu convívio social, quem é
o seu público-alvo. Caso você seja desprovido financeiramente, saiba que pra
ser candidato nesse país: primeiro você precisa juntar dinheiro,
para depois juntar gente. Sabemos que a criatividade,
a estratégia política e o dinheiro, são os temperos essenciais para
que exista uma campanha política; portanto na falta de uma
dessa combinação não existe campanha política, mas existir um
palhaço triste sem um povo para a aplaudir.
Sabemos que o sucesso de um futuro
pretendente a um cargo político desprovido financeiramente depende muito dele
ser uma pessoa criativa. Sabemos também que o Tribunal Regional Eleitoral, nos
impede de começarmos a nossa campanha antes da liberação do período eleitoral;
portanto devemos ser muito criativos trabalhando uma pré-campanha; pois não podemos deixar todo o
trabalho para última hora, e, isso nos forçará a trabalharmos agora mesmo
em pleno silêncio, desenvolvendo projetos e pondo em prática
projetos de cidadania.
Diante do povo
precisa saber empurrar com a barriga os pedidos dos pidões. O candidato a um
cargo na política deve sempre está pronto para prometer, e sem duvidar faltar
com o compromisso prometido; correr o risco de ficar mal falado
pela oposição; levar nome de trambiqueiro, boiola, corno e ladrão;
durante o dia andar em terreiro de macumba e a noite terminar participando de
cultos evangélicos, em igreja pegue e pague pela benção; participar de
sessão espirita, e logo depois assistir meia missa e sair comungado; aguentar
gente falsa, safada e babões interesseiros dentro de casa, e ficar rindo, porém
bufando, sem poder dizer nada; durante as suas caminhadas, pagar aguardente pra
vagabundos; entregar bola, padrão de time de futebol e taça de campeão a
time safado; despachar enterro pra gente desconhecida; ganhar abraços de gente
fedorenta; distribuir dentadura, cestas básicas e remédios pra gente
de voto duvidoso.
Quando você identificar quem é o seu público-alvo, será
preciso adaptar o seu discurso de acordo com a sua classe. Como exemplo podemos
citar: Um operário pode representar a sua classe de trabalhadores
rural/urbano. Já um banqueiro consegue construir o seu discurso para os
empresários, e assim por diante.
Definido
quem é o seu público-alvo, é importante que todas as suas estratégias sejam
voltadas a ele. Para isso, é essencial identificar quais são os
principais anseios, dificuldades e queixas daquelas
pessoas. A partir daí, prepara o seu discurso para realmente o publico alvo
gostaria de ouvir em defesa dos direitos deles.
No entanto, é
preciso salientar que o discurso que você vai adotar deve estar de acordo com a
sua história e trajetória do seu Partido Política, seja ele de direita
ou de esquerda.
2-COMO COMEÇAR UMA CAMPANHA POLITICA, E CONSTRUIR UMA REDE DE APOIADORES?
Construir uma rede de apoiadores é essencial para qualquer político.
Para isso, é importante ter um banco de dados com os contatos dos seus
potenciais eleitores. O reconhecimento de competência e habilidades é
fundamental para diferenciar e situar um individuo do outro dentro do contexto
social em que vive e determina, em grande parte, a maneira como ele estará
posicionado para o sucesso profissional e pessoal.
Realize um mapeamento para testar a suas perspectivas de voto dentro do seu
município. Há muitas listas que você pode fazer: dos amigos,
dos parentes, dos companheiros de profissão, das
lideranças, das equipes de trabalho da sua campanha, etc.
Então deverá começar a realizar essas listas,
objetivando obter sua perspectiva de votos; assim, abrirá caminhos para uma
campanha política organizada, que possa leva-lo a vitória.
Depois de prontas, coloque em um mapa do município ou estado, para saber
onde estão localizados e comece o processo de ampliação.
Para que suas estratégias deem certo, é preciso planejar-se. Portanto, é
muito importante que você faça um cronograma estabelecendo metas e estipulando
prazos.
Defina, dentre outras
coisas, quem e quantos apoiadores você vai visitar durante uma semana. Além
disso, tenha alguém responsável por identificar quais são os eventos da região
que é importante marcar presença. Lembre-se de que, para ganhar uma eleição,
você deve ser visto, tanto pessoalmente, quanto no mundo online.
Uma segunda ação que precisa começar agora são as
reuniões com as pessoas que você pretende compor sua equipe de Campanha.
Começar uma Campanha Eleitoral com base em planejamentos, abrirá
caminhos para uma campanha organizada e vitoriosa.
Além de definir o cronograma, é fundamental realizar reuniões semanais
com a sua equipe a fim de fiscalizar como está o andamento do trabalho.
3- PREPARE-SE MATERIALMENTE E PSICOLOGICAMENTE PARA OS PEDIDOS INUSITADOS
Pense em um
povo para pedir, é o tal do brasileiro! Bastar saber que o cabra saiu candidato
a um cargo político que no outro dia já tem eleitores em sua porta pedindo de
mala e cuia. O candidato a um cargo na política deve sempre está pronto para
prometer, e sem duvidar faltar com o compromisso prometido, só não pode perder
o voto.
Eu sou um simples coordenador de campanha política, e o povo surge com
pedidos inusitados de remédio, cestas básicas, tijolos, telhas, até carne para
churrasco, para festinha de aniversário. O ideal é que você construa um discurso firme, gentil e solido para
negar os pedidos, ou seja ... vá emburrando com a barriga.
Nesse momento, é
importante que toda a equipe esteja preparada para responder educadamente
demandas como essas. Já as solicitações sérias, devem ser tratadas com o máximo
de zelo possível, tendo em vista uma possibilidade de solução.
4- QUAIS SÃO OS
PONTOS FORTES E FRACOS DOS CANDIDATOS?
Cada candidato deve conhecer os seus pontos positivos e
negativos, pois isso é muito importante para o crescimento da
campanha. Procure conhecer sobre as áreas da construção civil, gestão
e excursão das obras nas mais diversas áreas para está pronto para responder ao
povo de acordo com as arrecadações de impostos da sua cidade ou do seu estado.
Ser um candidato otimista, simpático, extrovertido, prevenido
financeiramente para manter a campanha a todo vapor e manter bom relacionamento
com as comunidades, praticando por baixo dos panos o assistencialismo
familiar, com distribuição de cesta básica, remédios, etc.
Sabemos bem que a falta de simpatia pessoal em um candidato que
está mal humorado, fará com que ele gere antipatia no público.
Sabemos muito bem que nesse país nenhum time político que joga
honestamente, tem chance de ganhar. Nesse contesto esta incluídas as duas faces
da política que o candidato deve conhecer muito bem.
Seja um político estrategista e fortaleça seu círculo de alianças dentro
de suas Bases Comunitária; e muito cuidado para não cair na malha da Lei. Basta
conhecer bem as suas lideranças comunitárias dentro de suas bases políticas.
5- POLITICO ESTRATEGISTA
É aquele candidato a política que procura agir com sabedoria;
antes de dá qualquer passo em direção ao menos favorecidos pela sociedade. Cada
comunidade tem suas diferentes necessidades e o candidato a um cargo na
política precisa identificar esses tipos de carências dentro de cada Barrios,
objetivando adaptar seu discurso no âmbito da gestão de projetos de forma
eficaz e eficiente.
Na busca pelos tipos votos, ele avaliar antes
de dar qualquer passo, visando o custo benefício para não desperdiçar tempo e
dinheiro. Nesse contesto trato com os gastos com as equipes de campos junto as
lideranças. Visando a perspectiva de votos dentro da organização de bases
políticas e alianças comunitárias, visa quanto pode dispor financeiramente com
os custos da Campanha Eleitoral dentro daquela comunidade na busca pela
vitória.
6- QUAIS SÃO OS
CUSTOS DE UMA CAMPANHA?
Sabemos
que toda campanha requer um custo mínimo, pois nenhum voto vai sair de
graça; porém o candidato tem que saber avaliar a relação custo benefício.
Nesse contexto, refletimos que quando se tratar de campanha politica “todo
dinheiro é pouco”. Aqui proveito para advertir os amigos, que antes de querer
modificar o mundo, primeiro veja como anda a sua vida e as de seus familiares.
É preciso que o candidato faça a somatória de cada base; avalie um por
um de acordo com as perspectivas de votos oferecidos e decida junto a sua
coordenação quais os principais bairros deverá dar maior injeção financeira em
busca da vitória.
O candidato de primeira viagem, e desprovido financeiramente, com pouco dinheiro e sem estratégia de política, visando contar com apenas a ajuda do partido, porem os partidos politicos só dispensa dinheiro quando eles primeiro verem a força política dos candidatos juntos a população. Demonstrar a importância do planejamento para um eficiente cumprimento de objetivos (tempo, Dinheiro e estratégia), são pontos essenciais que o candidato deve saber que para uma campanha política funcionar, ela requer um investimento mínimo, e esse dinheiro inicial não vai sair de partido nenhum, sem antes os fiscais partidários verificar as veracidade da história dos candidatos.
Já falamos sobre isso, pois sabemos que quando se trata de fazer
política todo dinheiro é pouco. Inicialmente
o candidato deve reunir-se com a sua equipe de coordenadores para realizar
eventos festivo, durante sua pré-campanha dentro do seu
Município ou Estado, objetivando os levantamentos de fundos financeiro. Será necessário
você ter noção de como fazer uma microempresa, criar as planilhas de gastos e
organizar os mesmo de forma eficiente, objetivando manter a campanha política
funcionando durante 24h.
COMO CRIAR O LIVRO FINANCEIRO E COMO
ADQUIRIR AJUDA? Através dos seus simpatizantes
de sua luta, amigos, comerciantes e familiares; realizações de cursos
profissionalizantes que busque auxilio dos alunos para a manutenção do curso e
da própria campanha, objetivando fortalecer o seu CAIXA DOIS,
visando cumprir os pagamentos das equipes de trabalho e a manutenção das bases
comunitárias. Nesse sentido o candidato desfavorecido financeiramente, ficar
totalmente desorientado, sem estratégia, e sem dinheiro; só lhe resta realizar
eventos, “bingos seguido de vendas de bebidas e comidas típicas; além de pedir
recursos financeiros ao seu partido político”. Na realidade se o candidato
ficar dependendo só da ajuda financeira do partido para manter a sua campanha
política, e as bases comunitária, ele estará totalmente servindo de bucha para
o partido poder lavar dinheiro em cima dele sem lhe dá nenhum tostão, ou
simplesmente uns trocados.
Todo lucro apurado junto a população, a coordenação o candidato
junto com a sua equipe de coordenação deve criarem uma reserva monetária, a
qual denominamos como o “CAIXA DOIS” E UMA CONTA BANCÁRIA PARA DÁ
CUMPRIMENTO AOS COMPROMISSOS DA CAMPANHA.
Começar uma campanha política com uma reservar de dinheiro
em caixa, razoavelmente fortalecido, é muito bom para o candidato, pois
ele poderá realizar vários contratos com as lideranças comunitárias,
manter as suas bases políticas dentro do seu Município ou
Estado, consequentemente manter os pagamentos das equipes.
Dinheiro
e Estratégia é o casamento perfeito para manter viva a alma da
Campanha Política. Manter o controle do dinheiro de
Campanha Política que entra e saí para a manutenção das
bases, será essencial para manter reunidas todas as lideranças
comunitárias.
Toda campanha requer um investimento mínimo, pois nenhum voto sai de
graça; porém o candidato tem que saber avaliar a relação custo benefício.
A Lei nº 13.488, de 6 de outubro de 2017 fixou o limite de gasto de
campanha eleitoral em valores absolutos por cargo eletivo para as eleições de
2018.
O cargo da Presidência da República possui limite de gastos de campanha
até R$ 70 milhões para o primeiro turno das eleições. Na hipótese de ocorrência
de segundo turno, o limite de gastos de campanha deve ser acrescido em mais R$
35 milhões.
Para os cargos de Governador de Estado e Senador da República, o limite
de gasto para a campanha é fixado de acordo com o eleitorado do Estado em 31 de
maio de 2018, nos termos do Art. 5º da Resolução TSE, nº 23.553/2017. O limite
de gastos de campanha para os demais cargos eletivos são os constantes da
tabela abaixo:
PE – NÚMEROROS DE LELITORES: 6.572.437
GOVERNADOR: R$ 9.100.000,00
SENADOR: R$ 3.500.000,00
DEPUTADO FEDERAL: R$ 2.500.000,00
DEPUTADO ESTADUAL OU DF: R$ 1.000.000,00
Segundo o TSE, em 2018, o tribunal divulgou o limite de gasto, que um
candidato a vereador do Recife, deve gastar para ser eleito, de
aproximadamente R$ 887.601,12, em virtude do quantitativo de
eleitores dentro do município, que são de 443.854.
Portanto um candidato desprovido financeiramente, deve ter no mínimo 1/3
(um terço) para começar a fazer sua pré-campanha política e deve ser muito
criativo junto as suas equipes de coordenação, e através de suas
planilhas superfaturadas, em cimas das equipes de campo, para poder retirar algum
dinheiro do seu partido político.
VEJA OS TIPOS DE
VOTOS
Toda campanha política requer um
investimento mínimo, pois nenhum voto sai de graça, em virtude dos interesses
múltiplos da comunidade, porém o candidato a um cargo na política deve
saber avaliar a relação custo benefício.
1º -TIPO DE
VOTO: são dos familiares e dos amigos que desejam ter um cargo
comissionado;
2º - TIPO
DE VOTO: São conquistados através do ASSISTENCIALISMO
CONSTANTE, para que permaneça amarrados dentro das bases comunitárias.
Cerco aos CURRAIS ELEITORAIS. É por isso que os políticos
experientes só aparecem 3 meses antes de terminar as eleições, visando
amarrarem todos os votos.
3º - TIPO
DE VOTO: É aquele comprado de última hora dentro do CÍRCULO DE
ALIANÇA, para que não saia distribuindo dinheiro atoa e sem noção.
Isso é uma boca de urna programada e sigilosa. Caso contrário adeus dinheiro e
campanha política.
Em relação as Ações
de Assistencialismo; caso você já pratique algum trabalho social,
parabéns! Mas se esse trabalho não é constante, é tudo perda de tempo e de
dinheiro, porque a memória do povo é curta e a ingratidão é maior.
Para o povo nós
somos úteis no momento em que servimos, deixou de servir não prestar mais,
mesmo que você tenha trabalhado anos e anos. No mundo político e sempre assim
chega um de última hora leva todos os seus eleitores, porque a FOME É
CONSTANTE.
7 – RECRUTAMENTO PESSOAL PARA TRABALHAR NA SUA CAMPANHA POLITICA
Maior erro político
que um candidato a um cargo na política pode cometer é querer realizar todo
trabalho de campo sozinho. Você já deve imaginar
que é impossível ganhar uma eleição sem uma equipe bem
estruturada. Sendo assim, é importante recrutar, antecipadamente, as
pessoas para que possa te ajudar na campanha. Apenas procure selecionar bem
esses profissionais de diferentes habilidades para evitar futuras dores de
cabeça com os maus caráteres.
8 - FORMAÇÃO DE PALANQUE E A CORRELAÇÃO DE FORÇAS.
São
as pessoas que deverão auxiliar ao candidato no desenvolvimento, durante e
depois da campanha. Esse grupo deverá ser selecionado, após um diagnóstico
criterioso dos relacionamentos pessoais e profissionais, porque serão eles que
formarão o seu gabinete.
Cabe ao candidato e a sua equipe decidir,
contudo a aprovação final deve ser do candidato, pois é sobre ele que irá
refletir diretamente o peso dessa escolha, na formação do palanque o candidato
deve avaliar a ideologia política, história de vida, a trajetória política e a
densidade de voto de cada componente do seu grupo.
Esse grupo deve ser
formado por pessoas que possam coordenar e desenvolver planejamento através de
sua criatividade para o movimento político. São elas: assessores,
coordenadores, os tesoureiros, etc.
O poder da correlação
de forças, é muito importante em virtude do medo do candidato, as
resistências que surgirão, os bloqueios mentais, a adoção de limites irreais
que dificultam os desempenhos individuais de cada um que forma as equipes.
Certamente é impossível um candidato a política querer dirigir sozinho a sua
campanha política.
Fatos dessa natureza deverão
ser eliminados ou minimizados com as orientações das equipes junto ao
candidato, permitindo que desperte novos caminhos para a criatividade.
Novas sugestões que possam
influenciar, atitudes dentro dos grupos de coordenação, podem realmente
aumentar a autoestima do candidato, o incentivando a ver uma possibilidade de
ser vitorioso. Uma boa formação de palanque, certamente influência
na decisão do eleitor.
9 - COMPROMISSO DO CHEFE RESPONSÁVEL PELA EQUIPE DE CAMPO DENTRO
DE SUA COMUNIDADE, JUNTO AOS COORDENADORES E SEU CANDIDATO:
Esse elemento
principal, considerado como líder do grupo dentro de uma comunidade, é
visto como a ponta de lança, pois ele é responsável por todo trabalho de
sua equipe de campo, realizado no seu bairro, objetivando a amarração dos
votos, e o aumento das perspectivas dos votos de cabresto durante o período eleitoral, desde
o começo, meio e fim da campanha política.
- O responsável da equipe de campo, dentro da sua
comunidade, deve liderar toda a equipe de campo
obedecendo as orientações dos coordenadores, e cumprindo todas as determinações
do seu candidato.
- O responsável da equipe de campo, deve saber os números de votos que a sua equipe pode atingir para
que seja apresentado ao seu candidato a sua perspectiva total, que deve ter
inicialmente aproximadamente uns 1000 votos ou mais, por base
comunitária, em virtude dos trabalhos realizado junto a todos da equipe de
campo em seu bairro;
- O responsável da equipe de campo, deve orientar e fiscalizar a sua equipe de campo para que eles não
despedissem materiais de propaganda destinado a divulgação do político;
- O responsável da equipe de campo, deve fiscalizar e ficar atento para que os membros da equipe de campo, não
possa vir cometer crime eleitoral, pois entre eles estão o desrespeito ao
horário permitido para circulação de carro de som, não realizar a
distribuição de brindes publicamente, praticar atos de politicagem em
departamento públicos como: escolas, igrejas e shoppings, e
também não realizar colagens de cartazes em locais de proibição, como
postes e outdoors privados. Todo os membros de uma campanha política
representam o próprio candidato, por isso todos devem trabalharem dentro
da lei eleitoral para não prejudicar o candidato, e evitar que o político
seja punido com multa de R$ 2.000,00 (dois mil reais) a R$ 8.000,00 (oito
mil reais).
10 - FORMAÇÃO DA EQUIPE DE CAMPO.
Esse grupo de pessoas deverão ser formados pelas lideranças
comunitárias. Elas devem ter um bom entrosamento dentro da comunidade, e no
ambiente de trabalho para com o seu carisma possa fortalecer o trabalho do seu
candidato.
A equipe de campo é um elo poderoso de ligação
entre os moradores e o candidato, pois são eles os responsáveis pela
divulgação do político, e de representar as suas propostas de mudança dentro da
sociedade, e também de manter viva a união do político dentro de vários bairros
do seu município.
Convencer
os eleitores a votarem em seu candidato apresentando as suas
propostas de campanha, além de fazer panfletagem em todo
o período eleitoral. São elas: as lideranças comunitárias e
religiosas, os comerciantes, grupos de estudantes e simpatizantes da sua
luta política.
COMPROMISSO DA EQUIPE DE CAMPO, JUNTO AOS
COORDENADORES E SEU CANDIDATO:
O MEMBRO DA EQUIPE DE CAMPO DEVE:
1 - Realizar um
mapeamento dentro da comunidade, e descobrir as carências em relação aos
moradores, e junto a eles irem aos órgãos governamentais, buscarem melhorias em
relação aos transportes públicos, a saúde, a segurança, e o sistema de escoto e
limpeza urbana.
2 - Apresentar
quinzenalmente ou mensalmente uma ficha preenchida com 40 (quarenta
pessoas cadastradas), em relação a sua comunidade, contendo nomes,
endereços, e-mail e telefone, para que seja feito uma perspectiva de
votos do candidato, e com isso possar permitir que o político venha futuramente
entrar em contatos os seus eleitores. Nesse sentido o candidato a um cargo na
política, controlam os trabalhos dos membros de cada equipe, e ao mesmo tempo
fiscaliza a sua atuação durante o trabalho, que tem o objetivo de convencer os
eleitores a votarem no seu candidato, e realizar panfletagem em todo
período eleitoral;
3 - Ser um agente multiplicador de
votos, e realizar diversas pequenas reuniões em
residências, junto ao seu candidato;
4 - Participar das caminhadas do seu
candidato com o máximo de pessoas que ele possar convidar;
5 - Cobrar dos coordenadores e do seu candidato
que realize o trabalho de som com veículos dentro de sua comunidade,
fazendo apresentando a sua plataforma política e divulgando os seus
projetos sociais que vão trazer melhorias para todos dos municípios ou do seu
Estado;
6 - Verificar pontos estratégico dentro de sua
comunidade para colocação de faixas, cavaletes e pintura de muro, mesmo
que tenha que subornar financeiramente o proprietário com pequenos valores
financeiro durante o período eleitoral;
7 - Realizar a sua rede social, para fazer
divulgação sobre o seu candidato, apresentando as suas propostas de campanha
político, e o que ele pretende fazer para buscar desenvolvimento para o seu
município ou seu Estado;
11 – COMPROMISSO DA EQUIPE DE COORDENADORES, JUNTO AO E SEU CANDIDATO:
O MEMBRO DA EQUIPE DE COORDENADORES DEVE:
1 – Fiscalizar e acompanhar as reuniões diariamente para avaliar o
andamento da campanha;
2 - Buscar alianças entre os líderes religiosos e apoios
entre outras lideranças comunitárias;
3 - Acompanhar as pequenas reuniões residenciais, realizada
pelas lideranças locais, e andarem munidos com materiais de campanha para
abastecer sempre as equipes de campos;
4 - Planejar junto ao candidato a criação de Bases Comunitárias para
a realizações de pequenos cursos, durante a pré-campanha, como o de
artesanatos, de informática, cabeleireiro, manicure, barbeiro, alfabetização
para jovens e adultos, etc... objetivando abrir caminhos entre seus eleitorados;
5 - Junto ao seu candidato desenvolver ações sociais de cidadania
com as pessoas mais carentes de cada comunidades, as incluindo em projetos do
pão amigo, da sopa do povo, distribuindo de cestas básica, e remédios. Nesse
contexto, sempre manterem as práticas ilícitas, porém, durante as madrugadas,
pois a vitória não sorrir para aqueles que dormem.
6 - Junto ao seu candidato criar o slogan da campanha eleitoral... Exemplo:
"zé é gente da gente", "para mudar temos que lutar",
"Zé é a renovação social"; “Esqueça tudo que, roubei só não esqueça o
meu número”;
7 - Planejar as caminhadas nos bairros que oferecem maior apoio
político, essa caminhada deverá ser seguida por vários grupos, armados com
bandeiras, faixas e vestindo coletes com as cores do candidato e carro de som,
apresentando a música e as propostas do candidato político;
8 - Verificar os pontos principais de cada comunidade que apoia o
candidato para as fixações de faixas nas residências e em locais de grandes
movimentações, principalmente nos caminhos em direção aos pontos de eleições,
visando conquistar os eleitores indecisos de última hora, mostrando que o seu
candidato é o melhor;
9 - Deve dois dias antes das eleições, realizarem uma grande panfletagem e
criarem pontos de concentrações para ajudarem a orientar e a conduzirem os
eleitores idosos e deficientes para os colégios eleitorais;
10 - Os coordenadores devem enviar pelos correios, 45 (quarenta e cinco dias)
antes das eleições, os malotes de cartas informativas para os eleitores, pedindo-lhes
o seu apoio nas urnas, além de fazerem uso das redes sociais;
11 – A equipe de coordenação deve orientar o seu candidato sobre a gravação de
CD, com a música da campanha para que ele não venha comprometer o seu trabalho
com os lixos culturais que alguns chama de música. o político deve sempre
lembrar que a marcha da campanha deve contar a sua história de lutar, pois a
letra deve trazer uma esperança para a população que haverá melhoria social;
12 – O candidato junto com os coordenadores deve criar uma
rede sonora de comunicação com a música e as propostas de
trabalhos, constantemente a través de bicicletas equipas com equipamentos
de som para a divulgação do candidato, além de realizarem panfletagem, devem
esta vestidos com as cores do candidatos dentro de todas as comunidade do seu
município ou Estados;
13 - O candidato junto com suas equipes, devem
trabalharem mais dentro dos seus currais eleitorais, porque neles o
índice de votos de cabresto é bem maior, dando apoio as comunidades
através de ações de assistencialismo;
14 - Os coordenadores junto ao candidato devem conhecer
bem a realidade de cada bairro e principalmente o seu Município ou Estado,
para que possar adequar a sua campanha política, e adaptar o seu discurso a
realidade vivenciada pelos seus eleitores.
16 - Os coordenadores junto ao candidato devem saber
que a criatividade, a estratégia política e o dinheiro, são
os temperos essenciais para que exista uma campanha política; portanto na falta
de uma dessa combinação não existe campanha política. Apenas uma caminhada
cheia de pedras, seixos e areias.
12 - PLATAFORMA POLÍTICA ELEITORAL.
São os compromissos de Campanha assumidos pelo candidato. Ao eleger
direitos sociais e competências profissionais como eixo do debate sobre o
Serviço Social na cena contemporânea, responde tanto a reais demandas da
categoria profissional em seu labor cotidiano quanto cobre uma importante
lacuna na literatura especializada recente sobre a temática das competências
profissionais numa perspectiva histórico-critica.
O candidato deve desenvolver ações sociais de cidadania com as pessoas
mais carentes de cada comunidade, debater sobre projetos que possam desenvolver
empregos dentro da sociedade e melhorar as demandas sociais já existentes
dentro do seu Município ou seu Estado.
Deverá
constar os seus compromissos na sua carta, santinhos, objetivando informar as
comunidades, porque o candidato está lutando, e de preferência mostra que essa
luta é para buscar o bem geral para a população.
Atualmente o povo querem ouvir propostas serias de políticos
comprometidos com o povo e que apresente projetos, que tenham finalidade de
desenvolver melhoria nas áreas: de segurança, da saúde, da moradia, da
educação, desenvolvimento empresarias que possam gerar empregos, projetos de
combate a violência, e aumento a inclusão social dos excluídos de nossa
sociedade.
Além das propostas que serão apresentadas, é fundamental que
outros aspectos estejam de acordo com o perfil do eleitor, como: vestimenta do
político que seja informal, como também as cores dos materiais de divulgação.
13- AS CAMPANHAS ELEITORAIS E SUAS DIFERENÇAS.
Toda campanha eleitoral, é diferente
umas das outras, devidos às necessidades e modernidades sócias.
Uma
campanha política pode ser menos exuberante ou mais objetiva e direta, tudo
depende do momento de crise financeira do país ou do aumento das necessidades
sociais, que a população esteja passando.
O contato com os eleitores nas ruas de suas cidades, é
muito bom para medir a popularidade do candidato. A área de articulação,
também será enfatizada, o que significa intenção com entidades, lideranças e
grupos organizados. Portanto o candidato deve fazer a sua campanha mais
descentralizada.
14- A CRIATIVIDADE É A ESSÊNCIA DA CAMPANHA.
A criatividade é mais importante no desenvolvimento e elaboração dos
programas de televisão, rádio, internet, youtube, e nas redes sociais, porque
através desses meios de comunicações devem ser revelados os pontos positivos e
o quanto aquele candidato está preparado para representar o seu povo no Poder
Legislativo. O marketing pessoal revela a suas competências e
habilidades de solucionar os conflitos sociais.
A criatividade aparece no Slogan, na música, e na
campanha de rua. Mas é preciso dinheiro, também é fundamental
para alavancar os quatros eixos da campanha. Uma campanha criativa precisa ser
vista.
Será necessária uma base técnica, recursos de computação gráfica,
linguagens simbólicas que acaba custando caro.
Portanto contemplamos os quatro eixos para que uma campanha caia nos
braços e gosto do povo:
1- Investimento em projetos dentro das comunidades e mapeamento para conhecer as suas carências;
2- A formação do discurso de acordo com as necessidades sociais, o programa de ação dentro das bases comunitárias, e foco junto aos
compromissos;
3- A comunicação por meio e formas eficazes, com ajustamento das linguagens mais criativa, que permita o entendimento
para todas as classes sociais;
4- A mobilização das massas e articulação com lideranças e entidades da sociedade civil
organizada. Portanto a criatividade, a estratégia política e o dinheiro,
dentro de um movimento político estão estreitamento ligados. Na falta de uma
dessa combinação não existe campanha política.
15 - A BASES COMUNITÁRIAS
Terá como foco discutir os problemas sociais dentro da comunidade e
buscar melhorias com desenvolvimento para todos os moradores, com a criação de
projetos de cursos profissionalizantes para jovens e adultos.
As Ações Sociais
de assistencialismo, tem o poder de amarração de votos através das trocas de favores, fatos que sempre rendeu uma boa
colheita de votos nas urnas. O
voto de cabresto é um mecanismo de acesso aos cargos eletivos por meio da
compra de votos com a utilização da máquina pública ou o abuso de poder
econômico. É um mecanismo muito recorrente no interior do Brasil como
característica do coronelismo.
Essa é uma modalidade que temos, que começamos a pôr
em prática com certa urgência durante a pré-campanha. Nesse contexto refletimos
que quem faz pré-campanha são as classes operárias, pois a classe rica não
precisa porque eles têm muito dinheiro e durante a campanha politicas eles já
chegam comprando todos os votos, tendo em vista que eles já possuem um curral
eleitoral pronto.
COMPRO VOTOS, NOVOS-SEMINOVOS E
USADOS A velha política sempre
presentes nos bairros carentes, se aproveitando da miserabilidade do povo.
Alguns políticos já começaram a fazerem a amarração do voto de CABRESTO,
oferecendo cestas básicas e RS 200 (duzentos reais pelo voto), RS 100 (antes da
eleição e RS 100 (cem reais, se for eleito); já RS 100 (cem reais, durante a
boca de urna), sendo no dia da eleição no momento da boca de urna RS 50
(cinquenta reais); se for eleito paga ao eleitor, mais, RS 50 (cinquenta reais),
de boca de urna, depois do resultado das eleições. A casa que tem 5 votos entre
os familiares pagam ao todo RS 400 (quatrocentos reais, se for eleito).
Diante da safadeza da corrupção os
candidatos desprovidos financeiramente, ficam de fora da política, porque não
tem condições de competir de igual para igual. Fato que nos deixa diante dos
candidatos a cargo na política com dinheiro, e os candangos de fora da
política, fazendo surgir a CAMPANHA POLITICA DE UM TOSTÃO CONTRA UM MILHÃO!
Esse costume dá velha guarda, é praticado
atualmente, e principalmente por quem está no poder visando a sua reeleição em
cima da miserabilidade do povo brasileiro, tendo em vista que a pobreza dá
lucro, principalmente durante as eleições dentro do nosso país. Aqui no Brasil,
a pobreza nunca vai acabar porque ela está ligada a corrupção. Quanto mais
sofrimento a classe pobre sofrer, mais politicos corruptos ficam milionários
com o desvio dos cofres públicos.
Dentro das bases
comunitárias, procure realizar projetos que preste serviços sociais e
tenha o objetivo de aliviar o sofrimento dos excluídos da sociedade dentro do
seu bairro, permitindo que o candidato a um cargo na política, e no cumprimento
de sua Pré-campanha, receba o título como VOLUNTÁRIO
SOCIAL, e seja visto como uma nova esperança para seu povo. Pense
nisso como uma plantação futura, aonde candidato vai colher os frutos nas
urnas eletrônicas no dia das eleições, sem dúvida é uma eficácia de amarração
de votos de cabresto.
- Os coordenadores
junto ao candidato devem criarem projetos de assistencialismo
constantemente durante a pré-campanha do tipo:
#
departamento jurídico;
#A uma equipe de
solidariedade e auxílio funeral;
# A acompanhamento
jurídicos;
#Em caminhamento
quando existir maus tratos a idoso e adolescentes aos órgãos competentes.
# Clínica Psicológica;
#para orientação de crianças e adultos;
# Ações de Assistencialismo;
#Carona
Solidária em caso de emergência, para atendermos nos casos de extrema
urgência;
# Sopão
Solidário: Sopão Amigo para os necessitados cadastrados por família
que seja moradores da comunidade de atuação da base política, visando sempre
a Perspectiva por família (5 pessoas votantes) x 300 votos, é
de 1.500 votos.
#Pão Amigo: Será
distribuído para 100 famílias, onde cada uma receberá 6 pãezinhos. Perspectiva
por família (5 pessoas votantes) x 100 votos, é de 500
votos.
#O Cestão do Povo: Distribuição de 100 cesta básicas por mês com 15 itens, a R$ 80,00
cada totalizará R$ 800,00. Perspectiva por família (5 pessoas
votantes) x 500 votos, é de 4000 votos. Melhor fazer
bingo com brindes baratos, e em troca da cartela cobrar 2 quilos de alimentos
não perecível para fazer doação de cestas básicas
as famílias carentes.
#Leite do Povo: Inclusão das famílias carentes no Programa do Leite; da uma
perspectiva de 500 votos.
#Curso
profissionalizante para o Povo: Inclusão das
famílias carentes no Programa profissionais com inclusão no mercado de
trabalho; da uma perspectiva de 500 votos.
16 - APROVEITE O PODER DAS MÍDIAS SOCIAIS, MAS
NÃO FAÇA DELA O SEU ÚNICO PALANQUE
Aproveite as redes
sociais são excelentes ferramentas para o político. Entretanto, para
alcançar resultados satisfatórios, o importante é ter estratégia. O primeiro
passo, portanto, é contratar um profissional capacitado para cuidar da sua
imagem na internet.
Faça um cronograma de
postagens organizado que esteja de acordo com a sua plataforma política,
objetivando interagir com os seus eleitores, e fortalecer o seu
círculo de aliança junto as lideranças comunitárias e religiosas; além
de apresentar as suas ações sociais dentro de suas bases comunitárias.
Nunca esquecer que a criatividade, a estratégia política e o
dinheiro, são os temperos essenciais para que exista uma campanha política;
portanto na falta de uma dessa combinação não existe campanha política.
Estimados companheiros de luta política, espero ter ajudado aos senhores
candidatos e candidatas a encontrarem um caminho para a vitória política nas
urnas eleitorais, e como chegarem à vitória política gastando pouco dinheiro,
através de ações sociais. Lembrem-se que as suas qualidades humanas
não passam despercebidas, e que durante as eleições existir dois caminhos a
serem percorridos, porque consiste na caminhada vitoriosa, não é o conteúdo dos
ensinamentos corretos que te conduz no caminho da luz, mais o que importar são
as estratégias e a importância para chegar a vitória e cair nos braços do povo,
sem temer aos perigos. Quero agradecer por toda a amizade e genuíno interesse
que demonstra para comigo no meu “blog-uniãopolitica”. É um prazer poder colaborar
com vocês!
Um forte abraço fraterno a todos.
Sérgio Roberto
roberto.sergio@hotmail.com.br
(81) 3454-5634
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