GUIA
DE ORIENTAÇÃO PARA POLÍTICO DE PRIMEIRA VIAGEM
1. CRIAR O LIVRO FINANCEIRO
“CAIXA DOIS” E UMA CONTA BANCÁRIA PARA PRESTAÇÃO DE CONTA JUNTO A RECEITA ??? E
manter o controle do dinheiro de Campanha Política que entra e saí para a
manutenção das bases. Dinheiro e
Estratégia é o casamento perfeito para manter viva a vida da Campanha Política.
Toda campanha requer um investimento
mínimo, pois nenhum voto sai de graça; porém o candidato tem que saber avaliar
a relação custo benefício.
COMO
ADQUIRIR AJUDA FINANCEIRA? Através dos seus admiradores
simpatizantes de sua luta, amigos, comerciantes, empresários, e familiares;
objetivando fortalecer o seu CAIXA DOIS,
visando cumprir os pagamentos das equipes de trabalho e a manutenção das bases.
Desorientado, sem estratégia, o candidato
desprovido financeiramente; só lhe resta realizar eventos, “bingos seguido de
vendas de bebidas e comidas típicas; além de pedir recursos financeiros aos
seus apoiadores de luta partidária”. Na realidade se o candidato ficar
dependendo só da ajuda financeira do partido para manter as bases ele estará
totalmente servindo de palhaço.
2. COMO COMEÇAR UMA CAMPANHA POLITICA?
Realize um mapeamento para testar a suas
perspectivas de voto. Há muitas listas que você pode fazer: dos amigos, dos
parentes, dos conhecidos, dos contribuintes, dos companheiros de profissão, das
lideranças, etc. Depois de prontas, coloque em um mapa do município ou estado,
para saber onde estão localizados e comece o processo de ampliação. Uma segunda
ação que precisa começar agora são as reuniões com as pessoas que você pretende
compor sua equipe de Campanha. Começar uma Campanha Eleitoral com base em
planejamentos, abrirá caminhos para uma campanha organizada e vitoriosa
3. POLITICO ESTRATEGISTA: É
aquele candidato a política que procura agir com sabedoria; antes de dá
qualquer passo em direção ao menos favorecidos pela sociedade em busca de seu
voto, visando onde e quando vai dispor financeiramente com os custos da
Campanha Eleitoral dentro de uma organização de base em busca da vitória.
4. FORMAÇÃO DE PALANQUE E A CORRELAÇÃO DE
FORÇAS: São as pessoas que deverão auxiliar ao candidato no
desenvolvimento, durante e depois da campanha. Esse grupo deverá ser
selecionado, após um diagnóstico criterioso dos relacionamentos pessoais e
profissionais, porque serão eles que formarão o seu gabinete. Esse grupo deve
ser formado por pessoas que possam coordenar e desenvolver planejamento através
de sua criatividade para o movimento político. São elas: assessores,
coordenadores, os tesoureiros, etc.
5. FORMAÇÃO DA EQUIPE DE CAMPO:
Esse grupo de pessoas deve ter um bom entrosamento frente as comunidades, pois
elas são responsáveis em representar o candidato e suas propostas de mudança
dentro da sociedade. São elas: chefes religiosos; lideranças de bairros;
comerciantes, grupos de estudantes e simpatizantes.
6. PLATAFORMA POLÍTICA ELEITORAL: São
os compromissos de Campanha assumidos pelo candidato. Deverá constar os seus
compromissos na sua carta, santinhos, objetivando informar as comunidades por
que o candidato está lutando, e de preferência mostra que essa luta é para
buscar o bem geral para a população. Hoje o povo querem ouvir propostas serias;
políticos comprometidos com o povo e que
apresente projetos, que tenham finalidade de desenvolver melhoria na :
segurança, saúde, moradia, educação, empregos e aumento a inclusão social.
7. AS CAMPANHAS ELEITORAIS E SUAS
DIFERENÇAS: Toda campanha são diferentes umas das outras, devidos
às necessidades e modernidades sócias. Será uma campanha menos exuberante mais
objetiva direta. O contato com o eleitor nas pequenas e médias cidades será
privilegiado pelos candidatos. A área de articulação, também será enfatizada, o
que significa intenção com entidades, lideranças e grupos organizados. Portanto
o candidato deve fazer a sua campanha mais descentralizada.
8. QUAIS SÃO OS CUSTOS DE UMA CAMPANHA?
Sabemos que toda campanha requer um custo
mínimo, pois nenhum voto vai sair de graça; porém o candidato tem que saber
avaliar a relação custo benefício. É preciso que o candidato faça a somatória
de cada base; avalie um por um de acordo com as perspectivas de votos
oferecidos e decida junto a sua coordenação quais os principais bairros deverá
dar maior injeção financeira em busca da vitória.
9. A CRIATIVIDADE É A ESSÊNCIA DA
CAMPANHA.
A criatividade é mais importante no
desenvolvimento e elaboração dos programas de TV e Rádio. A criatividade
aparece no Slogan, na música, e na campanha de rua. Mais é preciso dinheiro,
também é fundamental para alavancar os quatros eixos da campanha. Uma campanha
criativa precisa ser vista.
E é necessária uma base técnica, recursos
de computação gráfica, linguagens simbólicas que acaba custando caro. Portanto
contemplamos os quatro eixos do marketing:
1- Investimento
em projetos dentro das comunidade e mapeamento para conhecer as suas carências;
2- A
formação do discurso, o ajustamento da identidade, o programa de ação, os
compromissos;
3- A
comunicação por meio e formas eficazes, com ajustamento das linguagens mais
criativa;
4- A
mobilização das massas e articulação com lideranças e entidades da sociedade
civil organizada. Portanto a criatividade e o dinheiro em um movimento político
estão estreitamento ligados. Na falta de uma dessa combinação não existe
campanha política.
10. QUAIS SÃO OS PONTOS FORTES E FRACOS
DOS CANDIDATOS? Cada candidato deve conhecer os seus pontos
positivos e negativos, pois isso é muito importante para o crescimento da
campanha.
Ser um candidato otimista, simpático, extrovertido,
prevenido financeiramente para manter a campanha a todo vapor e manter bom
relacionamento com as comunidades, praticando por baixo dos panos o assistencialismo familiar, com
distribuição de cesta básica, remédios, etc.
Sabemos bem
que a falta de simpatia pessoal em um candidato que está mal humorado, fará com
que ele gere empatia no público.
Sabemos muito bem que nesse país nenhum time que joga
honestamente tem chance de ganhar. Seja um político estrategista e muito
cuidado para não cair na malha da Lei.
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