GUIA DE ORIENTAÇÃO PARA POLÍTICO DE
PRIMEIRA VIAGEM
1- ESCOLHA UM PARTIDO POLITICO QUE TENHA TUDO HAVER
COM A SUA LUTAR SOCIAL, E SEJA O REPRESENTANTE DESSA CAUSA.
Um
candidato que não tem uma causa especifica para lutar em defesa da sociedade,
dificilmente terá sucesso na vida política. Nesse sentido, é essencial que o
político de acordo com a história partidária do seu partido político, levante a
sua bandeira, e se posicione, decidindo se você é um político de Direita
ou de esquerda. Esse fato é muito importante, pois ele será essencial para a
formação do seu discurso, e de que classe você vai representar. Você pode se
preparar para falar desses assuntos para seu publico alvo sobre seus projeto
social, com isso certamente vai conseguir muitos seguidores na internet e
youtube, realizando pequenas palestras sobre sua plataforma política.
Como você é um candidato de
primeira viagem, será preciso identificar, em seu convívio social, quem é
o seu público-alvo. Caso você seja desprovido financeiramente, saiba que pra
ser candidato nesse país: primeiro você precisa juntar dinheiro,
para depois juntar gente. Sabemos
que a criatividade, a estratégia política e o dinheiro, são
os temperos essenciais para que exista uma campanha política; portanto
na falta de uma dessa combinação não existe campanha política, mas
existir um palhaço triste sem um povo para a plaudir.
Sabemos que o sucesso de um futuro pretendente a um cargo político desprovido financeiramente depende muito dele ser uma pessoa criativa. Sabemos também que o Tribunal Regional Eleitoral, nos impede de começarmos a nossa campanha antes da liberação do período eleitoral; portanto devemos ser muito criativos trabalhando uma pré-campanha; pois não podemos deixar todo o trabalho para última hora, e, isso nos forçará a trabalharmos agora mesmo em pleno silêncio, desenvolvendo projetos e pondo em prática projetos de cidadania.
Diante do povo precisa saber empurrar
com a barriga os pedidos dos pidões. O candidato a um cargo na política deve
sempre está pronto para prometer, e sem duvidar faltar com o compromisso
prometido; correr o risco de ficar mal falado pela oposição; levar
nome de trambiqueiro, boiola, corno e ladrão; durante o dia andar em
terreiro de macumba e a noite terminar participando de cultos
evangélicos, em igreja pegue e pague pela benção; participar de sessão
espirita, e logo depois assistir meia missa e sair comungado; aguentar gente
falsa, safada e babões interesseiros dentro de casa, e ficar rindo, porém
bufando, sem poder dizer nada; durante as suas caminhadas, pagar aguardente pra
vagabundos; entregar bola, padrão de time de futebol e taça de campeão a
time safado; despachar enterro pra gente desconhecida; ganhar abraços de gente
fedorenta; distribuir dentadura, cestas básicas e remédios pra gente
de voto duvidoso.
Quando
você identificar quem é o seu público-alvo, será preciso
adaptar o seu discurso de acordo com a sua classe. Como exemplo podemos
citar: Um operário pode representar a sua classe de trabalhadores
rural/urbano. Já um banqueiro consegue construir o seu discurso para os
empresários, e assim por diante.
Definido
quem é o seu público-alvo, é importante que todas as suas estratégias sejam
voltadas a ele. Para isso, é essencial identificar quais são os
principais anseios, dificuldades e queixas daquelas
pessoas. A partir daí, prepara o seu discurso para realmente o publico alvo
gostaria de ouvir em defesa dos direitos deles.
No entanto, é
preciso salientar que o discurso que você vai adotar deve estar de acordo com a
sua história e trajetória do seu Partido Política, seja ele de direita
ou de esquerda.
2-COMO COMEÇAR UMA CAMPANHA POLITICA, E CONSTRUIR UMA REDE DE
APOIADORES?
Construir
uma rede de apoiadores é essencial para qualquer político. Para isso, é
importante ter um banco de dados com os contatos dos seus potenciais eleitores.
O reconhecimento de competência e habilidades é fundamental para diferenciar e
situar um individuo do outro dentro do contexto social em que vive e determina,
em grande parte, a maneira como ele estará posicionado para o sucesso
profissional e pessoal.
Realize um mapeamento
para testar a suas perspectivas de voto dentro do seu município. Há muitas
listas que você pode fazer: dos amigos, dos parentes, dos companheiros
de profissão, das lideranças, das equipes de trabalho
da sua campanha, etc.
Então
deverá começar a realizar essas listas, objetivando obter sua perspectiva de
votos; assim, abrirá caminhos para uma campanha política organizada, que possa
leva-lo a vitória.
Depois
de prontas, coloque em um mapa do município ou estado, para saber onde estão
localizados e comece o processo de ampliação.
Para
que suas estratégias deem certo, é preciso planejar-se. Portanto, é muito
importante que você faça um cronograma estabelecendo metas e estipulando
prazos.
Defina, dentre outras coisas, quem e
quantos apoiadores você vai visitar durante uma semana. Além disso, tenha
alguém responsável por identificar quais são os eventos da região que é
importante marcar presença. Lembre-se de que, para ganhar uma eleição, você
deve ser visto, tanto pessoalmente, quanto no mundo online.
Uma segunda ação que precisa começar agora são as
reuniões com as pessoas que você pretende compor sua equipe de Campanha.
Começar
uma Campanha Eleitoral com base em planejamentos, abrirá caminhos para uma
campanha organizada e vitoriosa.
Além
de definir o cronograma, é fundamental realizar reuniões semanais com a sua
equipe a fim de fiscalizar como está o andamento do trabalho.
3- PREPARE-SE
MATERIALMENTE E PSICOLOGICAMENTE PARA OS PEDIDOS INUSITADOS
Pense em um povo para pedir, é o tal do brasileiro! Bastar saber que o cabra saiu candidato a um cargo político que no outro dia já tem eleitores em sua porta pedindo de mala e cuia. O candidato a um cargo na política deve sempre está pronto para prometer, e sem duvidar faltar com o compromisso prometido, só não pode perder o voto.
Eu sou um simples coordenador de campanha política, e o povo surge com pedidos inusitados de remédio, cestas básicas, tijolos, telhas, até carne para churrasco, para festinha de aniversário. O ideal é que você construa um discurso firme, gentil e solido para negar os pedidos, ou seja ... vá emburrando com a barriga.
Nesse momento, é importante que toda a equipe esteja preparada para responder educadamente demandas como essas. Já as solicitações sérias, devem ser tratadas com o máximo de zelo possível, tendo em vista uma possibilidade de solução.
4- QUAIS SÃO OS PONTOS FORTES E FRACOS DOS CANDIDATOS?
Cada candidato deve conhecer os seus pontos positivos e negativos, pois isso é muito importante para o crescimento da campanha. Procure conhecer sobre as áreas da construção civil, gestão e excursão das obras nas mais diversas áreas para está pronto para responder ao povo de acordo com as arrecadações de impostos da sua cidade ou do seu estado.
Ser
um candidato otimista, simpático, extrovertido, prevenido financeiramente para
manter a campanha a todo vapor e manter bom relacionamento com as comunidades,
praticando por baixo dos panos o assistencialismo familiar, com
distribuição de cesta básica, remédios, etc.
Sabemos bem que a falta de simpatia pessoal em um candidato que está mal humorado, fará com que ele gere antipatia no público.
Sabemos
muito bem que nesse país nenhum time político que joga honestamente, tem chance
de ganhar. Nesse contesto esta incluídas as duas faces da política que o
candidato deve conhecer muito bem.
Seja
um político estrategista e fortaleça seu círculo de alianças dentro de suas
Bases Comunitária; e muito cuidado para não cair na malha da Lei. Basta conhecer
bem as suas lideranças comunitárias dentro de suas bases políticas.
5- POLITICO
ESTRATEGISTA
É
aquele candidato a política que procura agir com sabedoria; antes de dá qualquer
passo em direção ao menos favorecidos pela sociedade. Cada comunidade tem suas
diferentes necessidades e o candidato a um cargo na política precisa
identificar esses tipos de carências dentro de cada Barrios, objetivando
adaptar seu discurso no âmbito da gestão de projetos de forma eficaz e
eficiente.
Na busca
pelos tipos votos, ele avaliar antes de dar qualquer passo, visando o custo benefício
para não desperdiçar tempo e dinheiro. Nesse contesto trato com os gastos com
as equipes de campos junto as lideranças. Visando a perspectiva de votos dentro
da organização de bases políticas e alianças comunitárias, visa quanto pode
dispor financeiramente com os custos da Campanha Eleitoral dentro daquela
comunidade na busca pela vitória.
6- QUAIS SÃO OS CUSTOS DE UMA CAMPANHA?
Sabemos
que toda campanha requer um custo mínimo, pois nenhum voto vai sair de
graça; porém o candidato tem que saber avaliar a relação custo benefício. Nesse
contexto, refletimos que quando se tratar de campanha politica “todo dinheiro é
pouco”. Aqui proveito para advertir os amigos, que antes de querer modificar o
mundo, primeiro veja como anda a sua vida e as de seus familiares.
É
preciso que o candidato faça a somatória de cada base; avalie um por um de
acordo com as perspectivas de votos oferecidos e decida junto a sua coordenação
quais os principais bairros deverá dar maior injeção financeira em busca da
vitória.
O
candidato de primeira viagem, e desprovido financeiramente, com pouco dinheiro
e sem estratégia de política, visando contar com apenas a ajuda do partido,
porem os partidos politicos só dispensa dinheiro quando eles primeiro verem a
força política dos candidatos juntos a população. Demonstrar a importância do
planejamento para um eficiente cumprimento de objetivos (tempo, Dinheiro e estratégia),
são pontos essenciais que o candidato deve saber que para uma campanha política
funcionar, ela requer um investimento mínimo, e esse dinheiro inicial não vai
sair de partido nenhum, sem antes os fiscais partidários verificar as veracidade
da história dos candidatos.
Já
falamos sobre isso, pois sabemos que quando se trata de fazer política todo
dinheiro é pouco. Inicialmente o candidato deve
reunir-se com a sua equipe de coordenadores para realizar eventos festivo,
durante sua pré-campanha dentro do seu Município ou Estado, objetivando os
levantamentos de fundos financeiro. Será necessário você ter noção de como
fazer uma microempresa, criar as planilhas de gastos e organizar os mesmo de
forma eficiente, objetivando manter a campanha política funcionando durante
24h.
COMO CRIAR O LIVRO FINANCEIRO E
COMO ADQUIRIR AJUDA? Através dos seus simpatizantes de sua luta,
amigos, comerciantes e familiares; realizações de cursos profissionalizantes
que busque auxilio dos alunos para a manutenção do curso e da própria campanha,
objetivando fortalecer o seu CAIXA DOIS, visando cumprir os
pagamentos das equipes de trabalho e a manutenção das bases comunitárias. Nesse
sentido o candidato desfavorecido financeiramente, ficar totalmente
desorientado, sem estratégia, e sem dinheiro; só lhe resta realizar eventos,
“bingos seguido de vendas de bebidas e comidas típicas; além de pedir recursos
financeiros ao seu partido político”. Na realidade se o candidato ficar
dependendo só da ajuda financeira do partido para manter a sua campanha
política, e as bases comunitária, ele estará totalmente servindo de bucha para
o partido poder lavar dinheiro em cima dele sem lhe dá nenhum tostão, ou
simplesmente uns trocados.
Todo
lucro apurado junto a população, a coordenação o candidato junto com a sua
equipe de coordenação deve criarem uma reserva monetária, a qual denominamos
como o “CAIXA DOIS” E UMA CONTA BANCÁRIA PARA DÁ CUMPRIMENTO AOS
COMPROMISSOS DA CAMPANHA.
Começar
uma campanha política com uma reservar de dinheiro em caixa,
razoavelmente fortalecido, é muito bom para o candidato, pois ele poderá
realizar vários contratos com as lideranças comunitárias, manter as suas bases
políticas dentro do seu Município ou Estado, consequentemente manter os
pagamentos das equipes.
Dinheiro
e Estratégia é o casamento perfeito para manter viva a alma da
Campanha Política. Manter o controle do dinheiro de Campanha Política que entra
e saí para a manutenção das bases, será essencial para manter reunidas
todas as lideranças comunitárias.
Toda campanha requer um investimento mínimo, pois
nenhum voto sai de graça; porém o candidato tem que saber avaliar a relação
custo benefício.
A Lei nº
13.488, de 6 de outubro de 2017 fixou o limite de gasto de campanha eleitoral
em valores absolutos por cargo eletivo para as eleições de 2018.
O cargo
da Presidência da República possui limite de gastos de campanha até R$ 70 milhões
para o primeiro turno das eleições. Na hipótese de ocorrência de segundo turno,
o limite de gastos de campanha deve ser acrescido em mais R$ 35 milhões.
Para os
cargos de Governador de Estado e Senador da República, o limite de gasto para a
campanha é fixado de acordo com o eleitorado do Estado em 31 de maio de 2018,
nos termos do Art. 5º da Resolução TSE, nº 23.553/2017. O limite de gastos de
campanha para os demais cargos eletivos são os constantes da tabela abaixo:
PE – NÚMEROROS DE
LELITORES: 6.572.437
GOVERNADOR: R$ 9.100.000,00
SENADOR: R$ 3.500.000,00
DEPUTADO FEDERAL: R$ 2.500.000,00
DEPUTADO
ESTADUAL OU DF: R$ 1.000.000,00
Segundo o TSE, em 2018, o tribunal divulgou o
limite de gasto, que um candidato a vereador do Recife, deve gastar para ser
eleito, de aproximadamente R$ 887.601,12, em virtude do quantitativo
de eleitores dentro do município, que são de 443.854.
Portanto um candidato desprovido financeiramente,
deve ter no mínimo 1/3 (um terço) para começar a fazer sua pré-campanha política
e deve ser muito criativo junto as suas equipes de coordenação,
e através de suas planilhas superfaturadas, em cimas das equipes de
campo, para poder retirar algum dinheiro do seu partido político.
VEJA OS TIPOS DE VOTOS
Toda campanha política requer um investimento
mínimo, pois nenhum voto sai de graça, em virtude dos interesses
múltiplos da comunidade, porém o candidato a um cargo na política deve
saber avaliar a relação custo benefício.
1º -TIPO DE VOTO: são dos familiares e dos amigos que
desejam ter um cargo comissionado;
2º - TIPO DE VOTO: São conquistados através do ASSISTENCIALISMO
CONSTANTE, para que permaneça amarrados dentro das bases comunitárias.
Cerco aos CURRAIS ELEITORAIS. É por isso que os políticos
experientes só aparecem 3 meses antes de terminar as eleições, visando
amarrarem todos os votos.
3º - TIPO DE VOTO: É aquele comprado de última hora
dentro do CÍRCULO DE ALIANÇA, para que não saia distribuindo
dinheiro atoa e sem noção. Isso é uma boca de urna programada e sigilosa. Caso
contrário adeus dinheiro e campanha política.
Em relação as Ações de
Assistencialismo; caso você já pratique algum trabalho social,
parabéns! Mas se esse trabalho não é constante, é tudo perda de tempo e de
dinheiro, porque a memória do povo é curta e a ingratidão é maior.
Para o povo nós somos úteis no
momento em que servimos, deixou de servir não prestar mais, mesmo que você
tenha trabalhado anos e anos. No mundo político e sempre assim chega um de
última hora leva todos os seus eleitores, porque a FOME É CONSTANTE.
7 – RECRUTAMENTO
PESSOAL PARA TRABALHAR NA SUA CAMPANHA POLITICA
Maior erro político que um candidato
a um cargo na política pode cometer é querer realizar todo trabalho de campo
sozinho. Você
já deve imaginar que é impossível ganhar uma eleição sem uma equipe bem
estruturada. Sendo assim, é importante recrutar, antecipadamente, as
pessoas para que possa te ajudar na campanha. Apenas procure selecionar bem
esses profissionais de diferentes habilidades para evitar futuras dores de
cabeça com os maus caráteres.
8 - FORMAÇÃO DE
PALANQUE E A CORRELAÇÃO DE FORÇAS.
São as pessoas que deverão
auxiliar ao candidato no desenvolvimento, durante e depois da campanha. Esse
grupo deverá ser selecionado, após um diagnóstico criterioso dos
relacionamentos pessoais e profissionais, porque serão eles que formarão o seu
gabinete.
Cabe ao
candidato e a sua equipe decidir, contudo a aprovação final deve ser do
candidato, pois é sobre ele que irá refletir diretamente o peso dessa escolha,
na formação do palanque o candidato deve avaliar a ideologia política, história
de vida, a trajetória política e a densidade de voto de cada componente do seu
grupo.
Esse grupo deve ser formado por
pessoas que possam coordenar e desenvolver planejamento através de sua
criatividade para o movimento político. São elas: assessores, coordenadores, os
tesoureiros, etc.
O poder da correlação de forças, é muito importante em
virtude do medo do candidato, as resistências que surgirão, os bloqueios
mentais, a adoção de limites irreais que dificultam os desempenhos individuais
de cada um que forma as equipes. Certamente é impossível um candidato a política
querer dirigir sozinho a sua campanha política.
Fatos dessa natureza deverão ser
eliminados ou minimizados com as orientações das equipes junto ao candidato,
permitindo que desperte novos caminhos para a criatividade.
Novas sugestões que possam influenciar, atitudes dentro dos grupos de coordenação,
podem realmente aumentar a autoestima do candidato, o incentivando a ver uma
possibilidade de ser vitorioso. Uma boa formação de palanque,
certamente influência na decisão do eleitor.
9 - COMPROMISSO DO CHEFE RESPONSÁVEL PELA
EQUIPE DE CAMPO DENTRO DE SUA COMUNIDADE, JUNTO AOS COORDENADORES E SEU
CANDIDATO:
Esse elemento principal, considerado como
líder do grupo dentro de uma comunidade, é visto como a ponta de lança,
pois ele é responsável por todo trabalho de sua equipe de campo, realizado
no seu bairro, objetivando a amarração dos votos, e o aumento das perspectivas
dos votos de cabresto durante o período eleitoral, desde o começo,
meio e fim da campanha política.
- O responsável da equipe de campo, dentro da sua comunidade, deve liderar toda a equipe de campo obedecendo as orientações dos coordenadores, e cumprindo todas as determinações do seu candidato.
- O responsável da equipe de campo, deve saber os números de votos que a sua equipe pode atingir para que seja apresentado ao seu candidato a sua perspectiva total, que deve ter inicialmente aproximadamente uns 1000 votos ou mais, por base comunitária, em virtude dos trabalhos realizado junto a todos da equipe de campo em seu bairro;
- O responsável da equipe de campo, deve orientar e fiscalizar a sua equipe de campo para que eles não despedissem materiais de propaganda destinado a divulgação do político;
-
O responsável da equipe de campo, deve fiscalizar e ficar atento para que os membros da equipe de
campo, não possa vir cometer crime eleitoral, pois entre eles estão o
desrespeito ao horário permitido para circulação de carro de som, não
realizar a distribuição de brindes publicamente, praticar atos de politicagem
em departamento públicos como: escolas, igrejas e shoppings, e
também não realizar colagens de cartazes em locais de proibição, como
postes e outdoors privados. Todo os membros de uma campanha política
representam o próprio candidato, por isso todos devem trabalharem dentro
da lei eleitoral para não prejudicar o candidato, e evitar que o político
seja punido com multa de R$ 2.000,00 (dois mil reais) a R$ 8.000,00 (oito
mil reais).
10 - FORMAÇÃO DA EQUIPE
DE CAMPO.
Esse grupo de pessoas deverão ser formados pelas
lideranças comunitárias. Elas devem ter um bom entrosamento dentro da
comunidade, e no ambiente de trabalho para com o seu carisma possa fortalecer
o trabalho do seu candidato.
A equipe de
campo é um elo poderoso de ligação entre os moradores e o candidato, pois são
eles os responsáveis pela divulgação do político, e de representar as suas
propostas de mudança dentro da sociedade, e também de manter viva a união do político
dentro de vários bairros do seu município.
Convencer os eleitores a
votarem em seu candidato apresentando as suas propostas de campanha, além de
fazer panfletagem em todo o período eleitoral. São elas:
as lideranças comunitárias e religiosas, os comerciantes, grupos de
estudantes e simpatizantes da sua luta política.
COMPROMISSO DA EQUIPE DE CAMPO, JUNTO AOS
COORDENADORES E SEU CANDIDATO:
O MEMBRO DA EQUIPE DE CAMPO DEVE:
1 - Realizar um mapeamento dentro da
comunidade, e descobrir as carências em relação aos moradores, e junto a eles
irem aos órgãos governamentais, buscarem melhorias em relação aos transportes
públicos, a saúde, a segurança, e o sistema de escoto e limpeza urbana.
2 - Apresentar quinzenalmente ou
mensalmente uma ficha preenchida com 40 (quarenta pessoas cadastradas), em
relação a sua comunidade, contendo nomes, endereços, e-mail e telefone,
para que seja feito uma perspectiva de votos do candidato, e com isso
possar permitir que o político venha futuramente entrar em contatos os seus
eleitores. Nesse sentido o candidato a um cargo na política, controlam os
trabalhos dos membros de cada equipe, e ao mesmo tempo fiscaliza a sua atuação
durante o trabalho, que tem o objetivo de convencer os eleitores a votarem no
seu candidato, e realizar panfletagem em todo período eleitoral;
3 - Ser um agente multiplicador de votos, e
realizar diversas pequenas reuniões em residências, junto ao seu
candidato;
4 - Participar das caminhadas do seu candidato com
o máximo de pessoas que ele possar convidar;
5 - Cobrar dos
coordenadores e do seu candidato que realize o trabalho de som com
veículos dentro de sua comunidade, fazendo apresentando a sua
plataforma política e divulgando os seus projetos sociais que vão trazer
melhorias para todos dos municípios ou do seu Estado;
6 - Verificar pontos
estratégico dentro de sua comunidade para colocação de
faixas, cavaletes e pintura de muro, mesmo que tenha que subornar
financeiramente o proprietário com pequenos valores financeiro durante o período eleitoral;
7 - Realizar a
sua rede social, para fazer divulgação sobre o seu candidato, apresentando as
suas propostas de campanha político, e o que ele pretende fazer para buscar
desenvolvimento para o seu município ou seu Estado;
11 – COMPROMISSO DA
EQUIPE DE COORDENADORES, JUNTO AO E SEU
CANDIDATO:
O MEMBRO DA EQUIPE DE COORDENADORES DEVE:
1 – Fiscalizar e acompanhar as reuniões diariamente para avaliar o
andamento da campanha;
2 - Buscar alianças entre os líderes
religiosos e apoios entre outras lideranças comunitárias;
3 - Acompanhar as pequenas
reuniões residenciais, realizada pelas lideranças locais, e andarem
munidos com materiais de campanha para abastecer sempre as equipes de campos;
4 - Planejar junto ao candidato a criação de Bases Comunitárias para
a realizações de pequenos cursos, durante a pré-campanha, como o de
artesanatos, de informática, cabeleireiro, manicure, barbeiro, alfabetização
para jovens e adultos, etc... objetivando abrir caminhos entre seus
eleitorados;
5 - Junto ao seu candidato desenvolver ações sociais de cidadania com as
pessoas mais carentes de cada comunidades, as incluindo em projetos do pão
amigo, da sopa do povo, distribuindo de cestas básica, e remédios. Nesse contexto,
sempre manterem as práticas ilícitas, porém, durante as madrugadas, pois a vitória
não sorrir para aqueles que dormem.
6 - Junto ao seu candidato criar o slogan da campanha eleitoral... Exemplo:
"zé é gente da gente", "para mudar temos que lutar",
"Zé é a renovação social"; “Esqueça tudo que, roubei só não esqueça o
meu número”;
7 - Planejar as caminhadas nos bairros que oferecem maior apoio político,
essa caminhada deverá ser seguida por vários grupos, armados com
bandeiras, faixas e vestindo coletes com as cores do candidato e carro de som,
apresentando a música e as propostas do candidato político;
8 - Verificar os pontos principais de cada comunidade que apoia o
candidato para as fixações de faixas nas residências e em locais de grandes
movimentações, principalmente nos caminhos em direção aos pontos de eleições,
visando conquistar os eleitores indecisos de última hora, mostrando que o seu
candidato é o melhor;
9 - Deve dois dias antes das eleições, realizarem uma grande panfletagem e
criarem pontos de concentrações para ajudarem a orientar e a conduzirem os
eleitores idosos e deficientes para os colégios eleitorais;
10 - Os coordenadores devem enviar pelos correios, 45 (quarenta e cinco dias)
antes das eleições, os malotes de cartas informativas para os eleitores,
pedindo-lhes o seu apoio nas urnas, além de fazerem uso das redes sociais;
11 – A equipe de coordenação deve orientar o seu candidato sobre a gravação de
CD, com a música da campanha para que ele não venha comprometer o seu trabalho
com os lixos culturais que alguns chama de música. o político deve sempre
lembrar que a marcha da campanha deve contar a sua história de lutar, pois a
letra deve trazer uma esperança para a população que haverá melhoria social;
12 – O candidato junto com os coordenadores deve criar uma rede
sonora de comunicação com a música e as propostas de trabalhos,
constantemente a través de bicicletas equipas com equipamentos de som para
a divulgação do candidato, além de realizarem panfletagem, devem esta vestidos
com as cores do candidatos dentro de todas as comunidade do seu município ou
Estados;
13 - O candidato junto com suas equipes, devem trabalharem
mais dentro dos seus currais eleitorais, porque neles o índice de votos de
cabresto é bem maior, dando apoio as comunidades através de ações de
assistencialismo;
14 - Os coordenadores junto ao candidato devem conhecer
bem a realidade de cada bairro e principalmente o seu Município ou Estado,
para que possar adequar a sua campanha política, e adaptar o seu discurso a
realidade vivenciada pelos seus eleitores.
16 - Os coordenadores junto ao candidato devem saber
que a criatividade, a estratégia política e o dinheiro, são
os temperos essenciais para que exista uma campanha política; portanto na falta
de uma dessa combinação não existe campanha política. Apenas uma caminhada
cheia de pedras, seixos e areias.
12 -
PLATAFORMA POLÍTICA ELEITORAL.
São os compromissos de Campanha assumidos pelo
candidato. Ao eleger direitos sociais e competências profissionais como eixo do
debate sobre o Serviço Social na cena contemporânea, responde tanto a reais
demandas da categoria profissional em seu labor cotidiano quanto cobre uma
importante lacuna na literatura especializada recente sobre a temática das competências
profissionais numa perspectiva histórico-critica.
O candidato deve desenvolver ações sociais de cidadania com as pessoas mais carentes de cada comunidade, debater sobre projetos que possam desenvolver empregos dentro da sociedade e melhorar as demandas sociais já existentes dentro do seu Município ou seu Estado.
Deverá constar os seus compromissos na sua carta, santinhos, objetivando informar as comunidades, porque o candidato está lutando, e de preferência mostra que essa luta é para buscar o bem geral para a população.
Atualmente
o povo querem ouvir propostas serias de políticos comprometidos com o povo e
que apresente projetos, que tenham finalidade de desenvolver melhoria nas
áreas: de segurança, da saúde, da moradia, da educação, desenvolvimento
empresarias que possam gerar empregos, projetos de combate a violência, e
aumento a inclusão social dos excluídos de nossa sociedade.
Além
das propostas que serão apresentadas, é
fundamental que outros aspectos estejam de acordo com o perfil do eleitor, como:
vestimenta do político que seja informal, como também as cores dos materiais de
divulgação.
13- AS CAMPANHAS
ELEITORAIS E SUAS DIFERENÇAS.
Toda campanha eleitoral, é diferente umas das
outras, devidos às necessidades e modernidades sócias.
Uma
campanha política pode ser menos exuberante ou mais objetiva e direta, tudo
depende do momento de crise financeira do país ou do aumento das necessidades
sociais, que a população esteja passando.
O
contato com os eleitores nas ruas de suas cidades, é muito bom para
medir a popularidade do candidato. A área de articulação, também será
enfatizada, o que significa intenção com entidades, lideranças e grupos
organizados. Portanto o candidato deve fazer a sua campanha mais
descentralizada.
14- A CRIATIVIDADE É A
ESSÊNCIA DA CAMPANHA.
A
criatividade é mais importante no desenvolvimento e elaboração dos programas de
televisão, rádio, internet, youtube, e nas redes sociais, porque através desses
meios de comunicações devem ser revelados os pontos positivos e o quanto aquele
candidato está preparado para representar o seu povo no Poder Legislativo. O
marketing pessoal revela a suas competências e habilidades de solucionar os
conflitos sociais.
A
criatividade aparece no Slogan, na música, e na campanha de
rua. Mas é preciso dinheiro, também é fundamental para
alavancar os quatros eixos da campanha. Uma campanha criativa precisa ser
vista.
Será
necessária uma base técnica, recursos de computação gráfica, linguagens
simbólicas que acaba custando caro.
Portanto
contemplamos os quatro eixos para que uma campanha caia nos braços e gosto do
povo:
1- Investimento
em projetos dentro das comunidades e
mapeamento para conhecer as suas carências;
2- A
formação do discurso de acordo com as necessidades sociais, o programa de ação dentro das bases
comunitárias, e foco junto aos compromissos;
3- A
comunicação por meio e formas eficazes,
com ajustamento das linguagens mais criativa, que permita o entendimento para
todas as classes sociais;
4- A
mobilização das massas e articulação
com lideranças e entidades da sociedade civil organizada. Portanto a criatividade,
a estratégia política e o dinheiro, dentro de um movimento político estão
estreitamento ligados. Na falta de uma dessa combinação não existe campanha política.
15 - A
BASES COMUNITÁRIAS
Terá
como foco discutir os problemas sociais dentro da comunidade e buscar melhorias
com desenvolvimento para todos os moradores, com a criação de projetos de
cursos profissionalizantes para jovens e adultos.
As Ações Sociais de assistencialismo, tem o poder de amarração
de votos através das trocas de favores,
fatos que sempre rendeu uma boa colheita de votos nas urnas. O voto de cabresto
é um mecanismo de acesso aos cargos eletivos por meio da compra de votos com a
utilização da máquina pública ou o abuso de poder econômico. É um mecanismo
muito recorrente no interior do Brasil como característica do coronelismo.
Essa é uma modalidade
que temos, que começamos a pôr em prática com certa urgência durante a
pré-campanha. Nesse contexto refletimos que quem faz pré-campanha são as
classes operárias, pois a classe rica não precisa porque eles têm muito
dinheiro e durante a campanha politicas eles já chegam comprando todos os
votos, tendo em vista que eles já possuem um curral eleitoral pronto.
Esse
costume dá velha guarda, é praticado atualmente, e principalmente por quem está
no poder visando a sua reeleição em cima da miserabilidade do povo brasileiro,
tendo em vista que a pobreza dá lucro, principalmente durante as eleições
dentro do nosso país. Aqui no Brasil, a pobreza nunca vai acabar porque ela
está ligada a corrupção. Quanto mais sofrimento a classe pobre sofrer, mais
politicos corruptos ficam milionários com o desvio dos cofres públicos.
Dentro das bases comunitárias, procure realizar projetos que preste serviços sociais e tenha o objetivo de aliviar o sofrimento dos excluídos da sociedade dentro do seu bairro, permitindo que o candidato a um cargo na política, e no cumprimento de sua Pré-campanha, receba o título como VOLUNTÁRIO SOCIAL, e seja visto como uma nova esperança para seu povo. Pense nisso como uma plantação futura, aonde candidato vai colher os frutos nas urnas eletrônicas no dia das eleições, sem dúvida é uma eficácia de amarração de votos de cabresto.
- Os coordenadores junto ao candidato devem criarem projetos de assistencialismo constantemente durante a pré-campanha do tipo:
# departamento jurídico;
#A uma equipe de solidariedade e auxílio funeral;
# A acompanhamento jurídicos;
#Em caminhamento quando existir maus tratos a idoso e adolescentes aos órgãos competentes.
# Clínica
Psicológica;
#para orientação de crianças e adultos;
# Ações
de Assistencialismo;
#Carona Solidária em caso de emergência, para atendermos nos casos de extrema urgência;
# Sopão Solidário: Sopão Amigo para os necessitados cadastrados por família que seja moradores da comunidade de atuação da base política, visando sempre a Perspectiva por família (5 pessoas votantes) x 300 votos, é de 1.500 votos.
#Pão Amigo: Será distribuído para 100 famílias, onde cada uma receberá 6 pãezinhos. Perspectiva por família (5 pessoas votantes) x 100 votos, é de 500 votos.
#O Cestão do Povo: Distribuição de 100 cesta básicas por mês com 15 itens, a R$ 80,00 cada totalizará R$ 800,00. Perspectiva por família (5 pessoas votantes) x 500 votos, é de 4000 votos. Melhor fazer bingo com brindes baratos, e em troca da cartela cobrar 2 quilos de alimentos não perecível para fazer doação de cestas básicas as famílias carentes.
#Leite do Povo: Inclusão das famílias carentes no Programa do Leite; da uma perspectiva de 500 votos.
#Curso profissionalizante para o Povo: Inclusão das famílias carentes no Programa profissionais com
inclusão no mercado de trabalho; da uma perspectiva de 500 votos.
16 - APROVEITE
O PODER DAS MÍDIAS SOCIAIS, MAS NÃO FAÇA DELA O SEU ÚNICO PALANQUE
Aproveite as redes sociais
são excelentes ferramentas para o político. Entretanto, para alcançar
resultados satisfatórios, o importante é ter estratégia. O primeiro passo,
portanto, é contratar um profissional capacitado para cuidar da sua imagem na
internet.
Faça um cronograma de postagens
organizado que esteja de acordo com a sua plataforma política, objetivando
interagir com os seus eleitores, e fortalecer o seu círculo de aliança
junto as lideranças comunitárias e religiosas; além de apresentar as suas ações
sociais dentro de suas bases comunitárias.
Nunca
esquecer que a criatividade, a estratégia política e o dinheiro,
são os temperos essenciais para que exista uma campanha política; portanto na
falta de uma dessa combinação não existe campanha política.
Estimados
companheiros de luta política, espero ter ajudado aos senhores candidatos e
candidatas a encontrarem um caminho para a vitória política nas urnas
eleitorais, e como chegarem à vitória política gastando pouco dinheiro, através
de ações sociais. Lembrem-se que as suas
qualidades humanas não passam despercebidas, e que durante as eleições existir
dois caminhos a serem percorridos, porque consiste na caminhada vitoriosa, não
é o conteúdo dos ensinamentos corretos que te conduz no caminho da luz, mais o
que importar são as estratégias e a importância para chegar a vitória e cair
nos braços do povo, sem temer aos perigos. Quero agradecer por toda a amizade e
genuíno interesse que demonstra para comigo no meu “blog-uniãopolitica”. É um
prazer poder colaborar com vocês!
Um forte abraço fraterno
a todos.
Sérgio Roberto
roberto.sergio@hotmail.com.br
(81) 3454-5634
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