SAIBA
A DIFERENÇA ENTRE O CANDIDATO A UM CARGO POLÍTICO PREPARADO E UM DESESPERADO
Em minhas caminhadas conheci dois tipos de candidatos
a vereador. Um deles conhecido como Roberto Carlos (o candidato caridoso) e o
outro Zé Prestamista (o candidato estrategista).
O candidato Roberto
resolveu alugar uma casa e denominou-a de ASSOCIAÇÃO MÃO AMIGA DO POVO dentro
de sua comunidade objetivando ajudar os pobres praticando politicagem afim de se
eleger através do favorecimento. Ele foi logo distribuindo sopa e pão duas
vezes por semana, comprou colchões para a comunidade carente, e distribuiu
cadeiras de rodas para alguns deficientes, ferradura e dentadura. Criou
projetos como sopão do povo e pão amigo dentro da comunidade.
Vivia constantemente criticando a prefeitura local,
solicitando limpeza do canal, iluminação, ações de tapas buracos e capinação
dentro do seu bairro.
Robertão só ficava de gozações e gritando vitória,
andava pelos bairros mostrando o seu álbum de fotografia se gloriando das
benfeitorias que tinham feito pelo povo, e gastando com aluguel da associação,
cozinheira e combustível chegando a vender o apartamento e 2 carros para pagar
as divididas e comprar votos no final das eleições.
Já o candidato
Zé da Prestações (o estrategista) e vizinho da associação do Robertão, saia
todos os dias para vender as suas bugigangas pelo município local em busca de
ganhar seu pão de cada dia. Não se preocupava com eleições e nem tinha medo dos
quantitativos de candidatos do seu município, pois ele tinha um trunfo único.
O candidato Zé só mostrava tranquilidade e quando esperou
a oficialização das eleições para agir pois ele tinha um trunfo poderoso e
ninguém conhecia a sua estratégia.
Foi
quando Zé Prestamista resolveu transformar todos os seus fregueses em cabo
eleitorais.... Dizia Maria você comprou uma panela de pressão e uma cortina em
12 prestações e até agora você pagou-me 4 (quatro) ... preste atenção se você
dentro de sua família me arrumar 8 votos e se eu for eleito todas as suas
prestações estão perdoadas e quitadas automaticamente... se caso eu perder
certamente no próximo mês eu estarei de volta à sua porta cobrando os restantes
da dividas, pois esse é o meu ganha pão... E zé continuou as visitas nas casas
dos outros fregueses mantendo a mesma conversar... imaginem quem devia 12, 18,
24, e 36 prestações a zè....
O candidato Zé que precisava de 2800 votos para ser
eleito, uma semana antes de terminar as eleições pegou o seu caderninho
encardido aonde continha os resultados de sua estratégia e realizou a sua
perspectiva de quantos votos podia chegar após as eleições apenas sorriu
silenciosamente com seu chapéu suado do dia a dia. Terminado as eleições está
Zé classificados entre o primeiro com 8.689 votos.
Enquanto Roberto Carlos perdendo feio a eleição chorava e perguntava aonde foi que errou? Respondi
para ele que o único erro dele foi querer fazer a campanha política sozinho.
Não soube formar equipe de coordenação e equipe de campo, nem tão pouco
administrar o pouco dinheiro que conseguiu levantar... terminou quase louco e
morando de favor. Não soube realizar a amarração de votos dentro das comunidades do seu Município.
AS FUNÇÕES DE UM CANDIDATO ESTRATÉGISTA
Neste sentido, o
estrategista numa campanha eleitoral tem a função de:
1. Definir
quais os temas que devem ser abordados na campanha;
2. Vislumbrar
cenários;
3. Definir
alianças políticas;
4. Definir
a imagem do candidato;
5. Estabelecer
os fatores emocionais que devem ser explorados na relação candidato-eleitor,
6. Identificar
os principais adversários;
7. Identificar
as fraquezas e os pontos fortes dos competidores,
8. Definir
os temas que devem estar associados às mensagens dos candidatos.
9. Desvendar
às demandas do eleitor;
10. Analisar
conjunturas;
11. Construir
e interpretar pesquisas eleitorais.
O
estrategista não é o formulador de slogans e nem atua com base no senso comum.
O estrategista cria condições para que boas ideias e bons slogans surjam e, por
consequência, sejam eficientes. O estrategista não despreza a pesquisa, pois
sem ela, o senso comum prevalece. E nem sempre o senso comum e a intuição
conduzem candidatos ao sucesso eleitoral.
Ficou provado que Zé era um candidato de um
município por explorar e amarrar votos dentro das comunidades enquanto o
Robertão é apenas uma barata tonta e um candidato local que vivem pedido em seu
próprio bairro.
Portanto finalizo dizendo que o casamento perfeito
para uma Campanha política dá certo continuam sendo “ESTRATÉGIA JUNTO AS EQUIPES
DE COORDENAÇÃO E DE CAMPO E DINHEIRO” pois eles são um par perfeito, separados
podem a ruinar a vida de um candidato e de sua família emocionalmente e
materialmente.
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DESCULPE-ME MAIS É SÓ UM DESABAFO
Hoje eu publiquei
uma nota no meu blog (uniaopolitica.blogspot.com.br) sobre os tipos de
candidatos (abestados) a um cargo político; pois estou cercado de candidatos
idiotas me convidando para coordenar sua campanha sem antes trabalharem uma
pré-campanha e sem condições de manter uma base de ação social... sem falar que
a maioria só vive realizando a política
do ruim por ruim vote em mim.... Desconhecendo os tipos de votos que mais
podem lhe beneficiar, e o mais grave e que desconhecer a sua própria perspectiva
de votos dentro do seu município.
TIPOS DE VOTOS
Todos os candidatos devem conhecer bem os seus pontos positivos e negativos, pois é muito importante para o crescimento de sua campanha eleitoral. Entre vários pontos é necessário a refletir principalmente se ele tem pouco recurso financeiro, aonde deve e como deve atuar na busca pelo seu tipo de voto.
Durante as minhas
caminhadas na busca pelo voto me deparei com três tipos de votos que são eles:
• 1º - é o voto da família e dos simpatizantes que acredita em nossa batalha na busca por renovação social para nosso povo.
• 2º - é o voto de cabresto, que permite a certos chefes políticos a entrarem em seus currais eleitorais para cobrar pelos seus trabalhos de assistencialismo prestados para aqueles eleitores que troca o seu voto por; óculos, remédios, uma consulta médica, cursos, encaminhamento para emprego, dentaduras, ferraduras, etc. “Recomendo esse tipo de voto pois nele podemos realizar o projeto vereador em minha casa”.
• 3º - é o voto comprado por ser ele o mais fácil devido a miséria popular que assola a humanidade; sendo muito usado no dia D.
Deixando tudo para última hora, desorientado e totalmente desarmado politicamente; sai para a luta do corpo a corpo pelo voto. Coitado vejo como um louco perdido no tempo e no espaço. A única coisa que eu posso fazer; é só orienta-los a encontrar um caminho que o conduza a vitória ou ao menos a um cargo comissionado dependendo dos resultados que possam vim atingir nas urnas.
Procuro sempre
lembrar que é necessário que cada candidato precise descobrir a sua força junco
com o círculo dá aliança que ele tem
dentro das comunidades de seu município. Se ele vive em uma cidade que tem 93
bairros no mínimo o candidato deve ter uma aliança comunitária de no mínimo 30
bairros, isso corresponde a 1/3 de apoio juntos as lideranças comunitárias.
Sérgio Roberto
roberto.sergio@hotmail.com.br
81- 3454-5634
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