PLANEJAR É PRECISO DURANTE TODA A CAMPANHA ELEITORAL !
Meus caros candidatos a um cargo
eletivo nas próximas eleições, peço aos senhores que mude seu estilo em relação
a campanha política, e não continuem atuando como um ator de Barata
Tonta dentro de sua comunidade agindo com comportamento ilógico, imprevisível, pouco assertivo ou visivelmente
desacertado, perante seus eleitores. Procure conhecer o seu município, e veja
quantas comunidades existem dentro dele, e veja também quais são as comunidades
mais adequadas para atuação constantemente de sua campanha eleitoral. Aquela
que se enquadrar no perfil de sua campanha política, desenvolva dentro dela um
ciclo de aliança que possa interagir com as comunidades mais próximas a ela.
Nunca se esqueça que você é um candidato de um município, e não apenas de uma
comunidade.
Dentro da minha
comunidade fico vendo uns candidatos perdidos totalmente nas esquinas apertando
as mãos do povo e implorando pelos votos, nas redes sociais, e ainda tem
aqueles perdidos na internet, apresentando obras públicas como se fosse realizada
com dinheiro dele, outros loucos que acreditam que se elege em virtude de seus
conhecimentos junto ao público.
Eu para escrever isso
busco inspiração nos erros dos amigos que são candidatos à um cargo
na política, dentro de minha comunidade que vive agindo como Madre Tereza dos
pobres, que de vez em quando realiza bingos, levanta pouco dinheiro, e
alimentos para fazer sopa e sair distribuindo sopão e pão para os pobres, e
também fazendo arrecadações de roupas usadas para distribuição; já outros deixa
a disposição da associação um carro particular para socorro da comunidade com o
nome dele e foto no veículo, realizando pré-campanha constantemente. Esse
tipo de trabalho realmente rende muito pouco votos, mais não o suficiente para
eleger um candidato em um Município ou um Estado, porque não é uma ação social
de ligação com a comunidade constantemente, e sim de vez em quando. Lembre-se
que o povo esquecer o que come com muita facilidade, daí caí nos braços dos
políticos coronéis que aparecer de ultima hora comprando a todos eleitorados
dentro de sua área de atuação.
Procure lembrar que os
coronéis da politicas tem bases interativas fixa dentro das comunidades para a
realização de assistencialismo constantemente, e também eles tem seus cães de
caças, que atua como liderança comunitária para levar o povo carente de algum
problema social para o seu gabinete durante todos os dias.
Essas raposas velhas no ramo da politica,
atualmente mantêm várias listas dos seus eleitores que vive na sua porta o ano
todo mendigando por migalhas. Esses políticos certamente vão nas portas desses
eleitores no período eleitoral cobrar pelo assistencialismo prestado, e ainda
leva mais pão para garantir os votos nas urnas eleitorais. Agora estamos
falando do 2º - Segundo tipo de voto, que é o
voto de cabresto, que permite a certos chefes políticos a entrarem em
seus currais eleitorais para cobrar pelos seus trabalhos de
assistencialismo, prestados para aqueles eleitores que troca o seu
voto por quaisquer bugigangas de seu interesse pessoal, seja; óculos, remédios,
uma consulta médica, cursos profissionalizantes, uma cirurgia, caminhamento
para emprego, dentaduras, etc.
E quando você cai na
realidade e ver que só fez papel de abestado dentro de sua comunidade e na sua
vizinhança, também vai perceber que só fez perder tempo e gastar dinheiro. Não
adianta lamentar porque o erro e seu! Ninguém faz campanha politica sem
formação de equipes, como também distribuição de cesta básica de vez em quando
não elege ninguém, porque o povo tem barriga é precisa se alimentar
constantemente. Por isso que eles se vendem com facilidade.
Seria bem
melhor que você como candidato com pouca estabilidade financeira
investir-se em uma base única interativa, que atue como uma geração
de renda para o fortalecimento de sua campanha política, e leve seus eleitores
ao mercado de trabalho através de cursos profissionalizante. Fato como esse não
só conquista o eleitor favorecido com o curso profissionalizante, como também
toda a família.
CUSTO DO PLANO DE
AÇÃO INICIAL
10 COMPUTADORES => A R$ 1.250,00 CADA x 10 = R$ 12.500,00
10 MESINHAS-> A R$ 100,00 CADA * 10 = R$ 1.000,00
01 SALA DE AULA “ESPAÇO BEM LOCALIZADO”
ALUGUEL > A R$ 600,OO *09 MESES = R$ 5.400,00
1 PROFESSOR A R$ 1000.00 >>
Obs.: devemos lembrar que só
teremos um gasto único e que continuaremos a gerar dinheiro devido ao
nosso trabalho de assistencialismo junto à comunidade “isso nos dá um total
de 450 alunos x 30,00 = R$ 13.500,00
(treze mil e quinhentos); que ajudará na manutenção do curso e na
ajuda de custo com o educador”. O restante do dinheiro que sobrar vai para a
conta da Campanha Política.
TOTAL DE PERSPECTIVA
DE VOTO SOBRE UM TRABALHO DE ASSISTENCIALISMO DENTRO DE UMA COMUNIDADE
A
natureza das perspectivas de votos, se dá pelo quantitativo de familiares de
cada aluno.
Podendo, se aproximar de 5
(cinco) votos por família de cada aluno x 450 alunos =
Aproximadamente teremos uma perspectiva de 2.250 votos.
Entretanto, se trabalharmos 9 (nove) meses antes da
campanha, formando turmas de alunos a cada três meses,
proporcionando uma perspectiva geral de 6.750 votos.
VANTAGENS DE UMA BASE INTERATIVA ÚNICA
JUNTO AS DEMAIS COMUNIDADES DO MUNICÍPIO.
-Trabalhamos no silêncio e na certeza
de que vamos colher, os frutos “votos”, quando começar as eleições;
- Gastar pouco dinheiro;
-Buscar ter lucratividade
mensal = R$ R$ 13.500,00 (treze mil e quinhentos);
- Começar uma Campanha eleitoral
com uma perspectiva geral de 6.750 votos;
- A objetividade da BASE
INTERATIVA COMUNITÁRIA, será criarmos o caixa financeiro para
a manutenção da CAMPANHA POLITICA e realizarmos levantamento
financeiro também através de bingos, sempre visando o desenvolvimento da
campanha para quando ela começar.
*A BASE ÚNICA INTERATIVA COMUNITÁRIA -Termos certeza do levantamento das nossas perspectivas de votos;
proporcionando uma perspectiva geral de 4.000 A 6.000 votos.
- ATENÇÃO: Lembre-se
que dois meses antes de começar as eleições feche toda as portas do
assistencialismo para a população, e prepare-se para colocar a sua campanha
política na rua, reveja a sua plataforma política, junte suas equipes de
coordenação, e de campo, e parta para o corpo a corpo.
Certamente se você
conseguir manter umas 5 BASES INTERATIVA COMUNITÁRIA, sua
perspectiva de votos, pode girar entorno de 15.000 a 25.000. Tudo
vai depender da criatividade de suas equipes de trabalhos eleitoral.
Portanto busque a formação da sua equipe de campo;
esse grupo deve ser formado por pessoas que tenha um bom relacionamento dentro
de sua comunidade e que possa também representar (Sindicato, associação, grêmio
ou diretório estudantil, clube de mães, associação cultural ou esportiva,
quadrilha junina, bloco carnavalesco, liga de dominó, grupo de jovens, grupo de
idosos, etc.). Essas pessoas são muito importantes porque são responsáveis pelo
fortalecimento e divulgação do candidato. Então, aproxime-se delas e traga-as para o seu
lado. De fato, elas poderão fazer toda a diferença durante a
campanha.
Procure entender seu potencial de liderança
As metas iniciais para começar uma
Pré-campanha e Campanha Eleitoral são:
A primeira ação em uma campanha eleitoral é saber se você é líder de algum
segmento social, geográfico ou partidário e testar esta liderança.
Se você não é líder
de nada, você não é candidato nem a síndico de prédio. A partir do momento em
que você detecta esta liderança, começamos então a comprová-la.
Você é um líder de verdade?
Quem o considera líder?
Qual o tamanho desta liderança?
Onde estão estes liderados?
Porque o considera líder?
É hora de preparar
uma lista, aproveitando o tempo que você tem até a campanha e realizar um
levantamento geral de votos que você possa vir atingir, pois na hora que esta
começar, vai faltar tempo para tudo. Por
meio do mapeamento das pessoas, você pode aumentar o alcance de sua
campanha e conquistar um maior número de eleitores. Lembre-se de que suas
ideias são aceitas por elas mesmas, logo elas são seu melhor cabo eleitoral.
Deverá listar os
amigos, os parentes, os conhecidos, os contribuintes, os companheiros de
profissão, as lideranças, etc. Depois de prontas, coloque em um mapa do
município, onde estão localizados e comece o processo de ampliação com a
implantação de base nos bairros.
O candidato durante a campanha deverá
formar uma coordenação provisória para constituir uma rede inicial de
apoiadores. Isso deve ocorrer, pois
tendem a influenciar pessoas próximas que passarão a transmitir essa visão para
muito mais gente, que também começaram a ver você como um candidato
interessante. fato esse que fortalece a briga pelo voto através do chamado
boca a boca.
Uma segunda ação
que precisa começar agora são as reuniões com as principais lideranças
comunitárias e religiosas; pessoas com quem você pretende compor a sua equipe
de coordenação de campanha.
Dessas
primeiras reuniões e observações você irá montar, na hora oportuna, o
cronograma de sua campanha, alocando em cada função as pessoas com os melhores
perfis. Começar um planejamento eleitoral agora traz vantagens
em todos os aspectos, e abre caminho para uma campanha organizada e vitoriosa.
Realizado com
antecedência certa, pode economizar em termos financeiros até 50% do custo
total, e também lhe renderá muitos votos junto à comunidade.
Defina a imagem e a mensagem que a campanha levará ao povo
O CANDIDATO É UM LÍDER QUE DEVE
TRANSMITIR CONVICÇÃO PARA A POPULAÇÃO
É interesse do
partido que todos os candidatos e candidatas aprovados na Convenção estejam bem
preparados para a luta, confiantes nas suas possibilidades e se lancem à
campanha com entusiasmo, determinação e espirito guerreiro. O candidato
é um líder – e o líder deve transmitir convicção e coragem. E ser
capaz de motivar os seus companheiros e companheiras de jornada.
Pense em cativar as pessoas não somente com propostas
interessantes, mas também com uma imagem positiva o suficiente para que
você seja sempre lembrado em meio aos outros candidatos. Se o apoio popular ao candidato cresce de maneira
organizada (e não dispersa), maior a possibilidade de vitória nas urnas. Daí a
importância de planejar e organizar o trabalho desde o início. Procure
trabalhar com profissionais de qualidade em sua equipe, como fotógrafos
e animadores capazes de criar eventos que possam fortalecer a sua Campanha
Política.
TIPOS DE VOTOS
Durante as minhas
caminhadas na busca pelo voto me deparei com três tipos de votos, e descobri
que por trás deles sempre existir um interesse, assim conclui que nenhum voto
sai de graça. Vejamos todos eles:
1º -
Primeiro tipo de voto, é o voto da família e dos simpatizantes que
acredita em nossa batalha na busca por renovação social para nosso povo. Na
realidade seu interesse é um cargo comissionado.
2º - Segundo tipo de voto, é o voto de
cabresto, que permite a certos chefes políticos a entrarem em seus
currais eleitorais para cobrar pelos seus trabalhos de
assistencialismo, prestados para aqueles eleitores que troca o seu
voto por quaisquer bugigangas de seu interesse pessoal, seja; óculos, remédios,
uma consulta médica, cursos profissionalizantes, uma cirurgia, caminhamento
para emprego, dentaduras, etc.
3º - Terceiro tipo de voto, é o voto comprado por
ser ele o mais fácil, devido a miséria popular que assola a humanidade. Esse é
o tipo de eleitor mais safado que existir na fase da terra por ele não ter
nenhum caráter.
SITUAÇÃO FINANCEIRA DO POLÍTICO
Todo candidato deve conhecer bem os
seus pontos positivos e negativos, pois é muito importante para o crescimento
de sua campanha eleitoral.
Entre vários pontos é
necessário refletir principalmente sobre a sua situação financeira,
principalmente, se ele tem pouco recurso financeiro, aonde deve e como deve
atuar na busca pelo tipo de voto.
Portanto para nós que
somos desprovidos financeiramente será necessário criarmos uma
estratégia de campo. Partimos para criação de uma Base única interativa
aonde possamos atrair diversas comunidades para nosso bairro.
*Devemos saber também que toda campanha requer um investimento mínimo,
pois nenhum voto sai de graça; porém o candidato tem que saber avaliar a relação
custo benefício.
*Exemplo, desenvolver ações de
cidadania com as pessoas mais carentes de cada comunidade, como: cursos
profissionalizantes que capacite o jovem e o adulto a encontrarem um caminho
para o mercado de trabalho. Sabemos que ações desse tipo revela que
o candidato está voltado para o social, e isso vai gerar grande números de
votos nas urnas.
* Quando se
trata de fazer campanha política, todo dinheiro é pouco! Mas é
preciso saber que o tempero certo para realizar esse casamento eleitoral se faz
necessário: ESTRATÉGIA E DINHEIRO.
Estimados
companheiros de luta política, espero ter ajudado aos senhores candidatos e
candidatas a encontrarem o caminho da vitória política, e como chegarem as
urnas gastando pouco através de ações sociais, lembrem-se que as suas
qualidades humanas não passam despercebidas. Quero agradecer por toda a amizade
e genuíno interesse que demonstra para comigo. É um prazer poder colaborar com
você!
Um forte
abraço fraterno a todos.
Sérgio Roberto
Uniaopolitica.blogspot.com.br
(81) 3454-5634
Nenhum comentário:
Postar um comentário